2016 vem aí: E o planejamento para a próxima temporada?


O sonho da Libertadores 2016 está cada vez mais distante. Após o empate com o Palmeiras, no último sábado, o Cruzeiro praticamente deu adeus à chance de conquistar a última vaga para a Copa Libertadores de 2016. O lado positivo é que o clube já pode começar a pensar mais objetivamente o seu planejamento para a próxima temporada, uma vez que o clube já conhece as competições que participará no próximo ano: a Primeira Liga, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil (ou Copa Sul Americana) e o Campeonato Brasileiro.

Em termos de elenco, o vice-presidente do Cruzeiro, Bruno Vicintin, afirmou que o clube pretende contratar de 4 a 6 reforços pontuais. Proponho uma análise, totalmente minha e de acordo com as minhas convicções, sobre as peças que a Raposa terá que buscar no mercado para reforçar o elenco para a próxima temporada.

No gol, os goleiros Fábio e Rafael devem continuar. Nesse quesito, estamos muito bem servidos. O Cruzeiro tem sido uma escola de bons goleiros. Na lateral direita, temos Ceará, Fabiano e Mayke. Se Mano Menezes conseguir fazer o Mayke recuperar o seu bom futebol, estaremos muito bem servidos na posição. Ceará está em final de contrato (dezembro de 2015) e não sabemos se renovará ou não. O jogador já disse que o seu desejo é aposentar no Cruzeiro e ganhar o Mundial pelo clube. Espero que o contrato dele seja renovado. Caso contrário, e somente nesse caso, o clube precisará contratar outro jogador pra posição.

Para a lateral-esquerda temos Fabrício, Mena e Pará (além de Breno Lopes e Diego Renan, que voltam de empréstimo). Para mim, Mena, Breno Lopes e Diego Renan podem seguir o seu caminho. O chileno não me agrada, nem defensivamente, nem ofensivamente. Não fez menos nem mais que o paraguaio Samudio, que deixou o clube recentemente. Já Breno Lopes e Diego Renan não passam de jogadores medianos e servirão como moeda de troca. Fabrício tem dado conta do recado e Pará precisa crescer, ter mais oportunidades. Se o clube encontrar um bom lateral-esquerdo no mercado, penso que é necessário investir.

A zaga estrelada está cheia de atletas: Alex, Bruno Rodrigo, Bruno Viana, Dedé, Douglas Grolli, Léo, Manoel e Paulo André. Estamos bem servidos. Até demais. É preciso reduzir o número de zagueiros e não considero necessária a contratação de mais um atleta para esse setor. Considero que Bruno Rodrigo, Dedé, Léo e Manoel dão conta do recado. Ainda há Rafael Donato e Thiago Carvalho, que voltarão de empréstimo. Esses não terão espaço e são, também, moedas de troca.

Na “volância”, mais um caminhão de jogadores: Ariel Cabral, Bruno Edgar, Charles, Eurico, Henrique, Uillian Correia, Willian Farias e Willians. Lyneeker, Rodrigo Souza e Souza também voltam de empréstimo. Para mim, é hora de colocar os meninos da base para jogar. Chega de contratar volantes. A não ser que se contrate um medalhão eficiente, e que se mande muitos outros embora ou que os faça de moeda de troca. Mano terá uma forte dor de cabeça pra definir quem fica e quem vai embora.

Alisson, De Arrascaeta, Gabriel Xavier, Júlio Baptista, Luiz Fernando e Marcos Vinícius são os atuais jogadores de meio-campo. Pedro Ken e Élber também voltam de empréstimo. Com certeza, essa é uma das posições mais carentes de experiência. Muitos meninos de muito talento, mas que precisam de uma referência. Júlio Baptista é a aposta de Mano Menezes, mas considero que ainda são necessários um ou dois reforços para a posição. Não apostas, mas atletas de personalidade e que sabem tratar bem a bola. Penso que é o maior desafio que a diretoria terá: contratar bons jogadores para deixar o meio-campo do Cruzeiro mais criativo e ainda mais forte. Também é necessário refletir a permanência do JB: rendeu muito pouco pro salário astronômico que recebe.

Por fim, o ataque: Allano, Joel, Judivan, Leandro Damião, Marinho, Marquinhos, Vinícius Araújo e Willian. Retornam de empréstimo: Neílton e Ananias. É outra posição que precisa de gente pra resolver, mais especificamente um centroavante goleador. Sei que Mano quer recuperar Damião, mas precisamos de um verdadeiro goleador, estilo Fred. Ananias, Neílton, Marinho e Marquinhos (que ajudou muito, mas até logo e muito obrigado) são nada mais que moeda de troca. Joel precisa de mais oportunidades, agora sob o comando de Mano Menezes. Judivan é uma grande esperança. Willian do bigode já provou seu valor. Allano e Vinícius Araújo são incógnitas.

Das 4 contratações que considero obrigatórias: 2 meias, 1 atacante e 1 volante “consagrado” são necessários. Outras 2 contratações também podem ser pensadas: a de 1 lateral-esquerdo e 1 lateral-direito (caso Ceará não renove) ou mais 1 bom atacante (velocista ou centroavante).

Deixo claro que são só pitacos de um torcedor que tem muita esperança em um 2016 mais feliz. Chegou a hora de planejar, de fazer as contratações pontuais e montar um elenco forte e competitivo. Hora de se organizar internamente para que tudo saia conforme o planejado. E isso eu deixo nas mãos de Gilvan, Vicintin e Scuro. Agora é com vocês. O show nas arquibancadas é com a gente! #FechadoComOCruzeiro

Por: Pedro Henrique Campos