Clássicos entre Cruzeiro e Atlético-MG no Brasileirão 2009 com torcida única


Em reunião realizada na sede da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, nesta quinta-feira, Cruzeiro, Atlético-MG, Ministério Público, Federação Mineira de Futebol (FMF), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros decidiram adotar, em medida experimental, uma relação de mandante x visitante na divisão de torcidas para os dois clássicos entre os rivais pelo Campeonato Brasileiro 2009.

O encontro contou com as presenças dos presidentes de Cruzeiro, Zezé Perrella, Atlético-MG, Alexandre Kalil e da FMF, Paulo Schettino. Também compareceram representantes da Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Administração dos Estádios de Minas Gerais (Ademg).

O diretor de futebol celeste, Eduardo Maluf, participou da reunião e explicou que ela é experimental, já que ao final do ano o Mineirão será fechado para uma reforma que deverá durar dois anos.

“Nós temos o Mineirão, a partir de ano que vem, entrando em reforma para a Copa do Mundo. Devemos ficar sem ele por dois anos. Neste momento, o Cruzeiro tem o seu Sócio-Torcedor e já vínhamos amadurecendo essa ideia para, este ano, em caráter experimental, fazer os dois clássicos como é no regulamento do Campeonato Brasileiro. O mandante é o dono do jogo, da renda, e dá para a torcida adversária 10% de sua carga de ingressos”, disse.

A medida é maleável e permite até uma renegociação para que, caso seja da vontade dos clubes, o time visitante receba uma carga de 20% dos ingressos, por exemplo. Certo é que a divisão não será igualitária para os clássicos de 12 de julho, em que o Cruzeiro tem o mando de campo, e 10 de outubro, quando o Atlético-MG é mandante.

Eduardo Maluf  explica que esses jogos servirão como estudo de caso para quando o Mineirão estiver reformado e adequado para a Copa do Mundo de 2014.

“Vamos sentar para definir e isso vai servir de avaliação para a hora que o Mineirão estiver pronto e Cruzeiro e Atlético-MG vão usufruir deste novo estádio. Temos uma posição do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Federação Mineira de Futebol, da CBF, do Ministério Público. É uma ação que nunca aconteceu em Minas e vamos fazer em dois jogos. Vamos nos reunir de novo e sentar para, quando tivermos o Mineirão, avaliar o que é melhor”, concluiu.

Fonte: Site oficial do Cruzeiro