A importância de um banco de reservas


Que os onze titulares são os principais jogadores de uma equipe não é segredo para ninguém, mas a qualidade dos reservas é algo fundamental para um time que luta para conquistar títulos. No Cruzeiro, o banco de reserva é limitado, mas ao mesmo tempo possui grandes peças de reposições, o que pode fazer  diferença ao decorrer do Campeonato Brasileiro.

Vários são os aspectos que relevam a importância de um bom banco de reserva forte. Destaco em princípio o treinamento, em que o time titular poderá enfrentar uma equipe a altura,mesclando titulares com reservas de luxo. No Cruzeiro vejo com bons olhos o coletivo, onde se tem Montillo, Roger e Gilberto, para vestir a camisa 10 e ainda jogadores como Marquinhos Paraná, Rômulo e Farias que seriam titular em qualquer time do Brasil.

A questão de um Campeonato Brasileiro longo e mesclado com a Copa Sul Americana é outro motivo para se ter um banco forte, apesar da Raposa não disputar a competição, pela constante vaga na Libertadores assegurada já no brasileiro, um banco de reserva de qualidade é essencial e faz a diferença no início do Brasileiro, pela Libertadores pegar ainda essa competição em andamento.

A possibilidade de ter um esquema de jogo mudado durante uma partida e no decorrer do campeonato pode ser diferencial para um time. Com muitas opções de elenco o treinador pode surpreender o adversário, até mesmo devido ao estilo de jogadores.

No Cruzeiro, o técnico Cuca, parece ter o time definido com, Fábio, Jonathan, Gil, Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Para o banco de reserva, ficam; o goleiro Rafael e Flávio; o lateral, Rômulo; os zagueiros, Claudio Caçapa, Luizão, Leonardo Silva e Léo; os volantes, Everton, EliCarlos e Marquinhos Paraná; os meias Pedro Kem, Roger e Jones além dos atacantes, Robert, Farias, Eliandro e Kiesa.

Fica a pergunta, com esse elenco o Cruzeiro está preparado para voltar a conquistar títulos? A torcida pode voltar a confiar no time e lotar os estádios? Vendo o Internacional jogar ontem, me espantei pelas substituições feitas pelo técnico Celso Roth. O treinador tem o luxo de ter no banco, jogadores como, Giuliano, Andrezinho, Fabiano Eller e Abbondanzieri, tri campeão da Libertadores pelo Boca.

E o Cruzeiro? Tem um banco a altura para disputar de títulos?

Vamos Vamos Cruzeiro…