Campeão volta com bom futebol, mas ganha do URT por apenas 1 a 0 no Mineirão


Campeão volta com bom futebol, mas ganha do URT por apenas 1 a 0 no Mineirão - Foto: Washington Alves/Textual

Quem esperava um jogo morno, típico de início de temporada, com jogadores sem inspiração e em ritmo lento, certamente acabou se surpreendendo com o jogo de abertura do Campeonato Mineiro, hoje (26), no Mineirão.

O Cruzeiro começou o ano neutralizando o time da URT com uma troca de passes envolvente, bem comum à equipe brasileira mais regular e brilhante de 2013. 1 a 0, com gol de Ricardo Goulart aos 43 minutos do 1° tempo, foi bem pouco pela quantidade de chances desperdiçadas pelo time azul.

A quantidade de gols perdidos pelo Cruzeiro acabou consagrando o goleiro Giuliano, que foi, com sobras, o melhor em campo. Pegou cabeçadas, chutes de fora da área e à queima roupa. Logo aos 2 minutos, Goulart pegou a sobra e chutou para fora. Pouco depois, o mesmo deu uma belíssima arrancada e acabou tendo uma chance claríssima, que foi desperdiçada após mandar a bola no canto esquerdo do goleiro do time de Patos de Minas.

A URT não chegou a assustar, apesar do placar ter sido extremamente perigoso, e teve como lance mais perigoso uma bola que passou raspando na trave de Fábio. Além da tarde inspirada do arqueiro adversário, contaram com a sorte em diversos momentos. Éverton Ribeiro demonstrava toda a sua classe e talento ao dominar bolas e distribuir passes, e quase fez um golaço emendando um forte chute de fora da área. Goulart continuava com a mesma eficiência de sempre, e Dedé e Bruno Rodrigo completamente seguros na zaga.

[Vídeo] O gol e os melhores momentos de Cruzeiro 1 x 0 URT pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro 2014

Aos 43 minutos do primeiro tempo, Ricardo Goulart demonstrou oportunismo ao ganhar do zagueiro na movimentação e cabecear sem chances para o goleiro, após cruzamento de Egídio. Dava a impressão que a partir daquele momento a porteira estaria aberta e mais gols viriam, o que não aconteceu.

No segundo tempo, o esforço diminuiu e o cansaço foi evidente. Mesmo assim, o time continuou dominando as ações do jogo, chegando com perigo, mas pecando no momento de concretizar os lances. Primeiro, Bruno Rodrigo deu uma testada na bola, mas o goleiro segurou a bomba. Lucas Silva tentou de fora da área e acertou o chute, mas que Giuliano mais uma vez conseguiu buscar. Dagoberto também tentou em cobrança de falta, mandando para fora.

Após as substituições, o ritmo do jogo caiu. Willian entrou no lugar de Dagoberto, Júlio Baptista no lugar de Borges, e Moreno reestreou com boa movimentação. Apesar da imensa superioridade do Cruzeiro no jogo, o placar deixou o time propenso a sair com o resultado injusto no fim do jogo, o que felizmente não aconteceu.

Torcida realiza protesto

Mesmo com a mudança de postura da diretoria do Cruzeiro – que desistiu da ideia de proibir a entrada de instrumentos no Mineirão – as torcidas organizadas que fizeram uma linda festa no ano passado protestaram e deixaram o estádio menos barulhento. Segundo comunicados das organizadas Geral Celeste e Fanáti-Cruz em suas redes sociais, o objetivo com o manifesto foi o de garantir o direito de “fazer a festa em todos os jogos”.

A decisão da diretoria em punir organizadas tem sido uma tendência da gestão Gilvan, tendo em vista que nas últimas temporadas foram registradas inúmeras brigas entre facções, o que acabou prejudicando o clube e até mesmo estragando a festa do título brasileiro de 2013. Entretanto, as torcidas Fanati-Cruz e Geral Celeste, que hoje protestaram, eram apontadas pelo próprios torcedores como bons exemplos. Hoje, já não se sabe mais quem está do lado do Cruzeiro e da paz, e quem só usa o clube como um meio para fazer baderna.

[Fotos] Cruzeiro 1 x 0 URT pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro 2014

Cruzeiro x URT

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Souza e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart (Marcelo Moreno) e Dagoberto (Willian); Borges (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira

URT
Giuliano, Iran, Pablo, Marcelo Silva e Marcel; Marzagão, Erick, Thiago Matos e Michel (Wendell); Paulo Roberto (Eraldo) e Robinho (Leo Mineiro) 
Técnico: Luís Eduardo

Rodada: 1° do Campeonato Mineiro de 2014


Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 26 de janeiro (domingo)
Gol: Ricardo Goulart, aos 43 minutos do 1º tempo
Árbitro: Marcos Vinícius de Sá dos Santos (CBF/FMF)
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho (CBF/FMF) e Marco Antônio da Silva (FMF)
Cartões amarelos: Marcel e Marzagão (URT)

Pagantes: 11.843

Presentes: 12.864

Renda: R$ 409.190,00