Chuta que é macumba


Só pode ser macumba… não tem outra explicação para a queda de rendimento do Cruzeiro nas 4 últimas partidas, apesar da manutenção da invencibilidade.

O Cruzeiro, até o dia 08 de Março, vinha apresentando um futebol de primeira, sendo destaque  até na imprensa nacional, acostumada a excluir o futebol mineiro. Era prazeroso assistir programas esportivos locais e nacionais, era normal tirar sarro dos amigos que torcem para o outro lado. Estava indo tudo muito bem: time líder com folga do Campeonato Mineiro e da Libertadores, elenco forte, concentrado e disposto a obter êxito. Eis que na 8ª rodada do Mineiro os ventos começaram a tomar outro rumo.

Para inicío de conversa, o jogo do dia 08 de Março entre Cruzeiro x Tupi, além de horroroso tecnicamente marcou o período de baixas no Cruzeiro. O primeiro guerreiro a sucumbir foi o polivalente Fernandinho, que entrou no segundo tempo e não teve chance nem de suar a camisa. Saiu com uma grave lesão ligamentar, tornando-se desfalque certo no 1º semestre de 2009. Uma pena, pois o baiano vinha comendo a bola neste início de ano. Resultado do jogo? 0x0.  

Uma semana depois veio o “clássico” contra o América (que mais se parece equipe de showbol). Novamente, mais um jogo burocrático e pra variar outro 0x0, este com sabor de vitória, haja visto que o América teve boas oportunidades de quebrar a série do Cruzeiro. Já na quarta, 18/03, diante de um público digno de campeonato rural (o ingresso estava salgado Zezé, muito salgado) veio finalmente uma vitória contra o Universitário Sucre-BOL pela Libertadores. Vitória que não convenceu a ninguém e para continuar a macumbaria mais duas baixas no elenco: Wagner, que pára por 3 semanas por um entorse no tornozelo esquerdo e Thiago Ribeiro, que também pára por 3 semanas por lesão muscular. 

Diante de tanta falta de sorte ou de excesso de azar era de se imaginar que coisa boa não seria o jogo Rio Branco x Cruzeiro em Andradas. Jogo complicado, estádio acanhado, gramado com dimensões reduzidas. Acabou que o resultado de 1×1 foi menos trágico. Em determinado momento do jogo já tinha jogado a toalha e já estava me preparando psicologicamente para enfrentar a primeira derrota do ano. Arriegua que ela ainda não saiu!! Final das contas: Perda momentânea de liderança. 

Perdemos a liderança, mesmo sem perder uma única partida sequer no campeonato. Mas como dizia o Gladiador Kleber: “Título se resolve no mata-mata”. Ele tem razão. O que dizer de um campeonato em que de 12 participantes 8 se classificam para a fase final? A partir desse próximo fim de semana, todos os 11 primeiros jogos da primeira fase já não valerão mais nada. Chegou a hora de dar a volta por cima, com macumba ou sem macumba. Saudações!!!

Aproveitando…

O recado vale para quem tem internet com boa velocidade (mínimo 1 MB), mora no interior ou não, quer acompanhar jogos do Cruzeiro mas não tem grana para o Pay-per-view ou para ir no boteco todo fim de semana. Existem diversos sites na Internet que transmitem jogos do Cruzeiro. Em especial, cito o TV-Zuca que, além de transmitir jogos do Cruzeiro, mostra ainda diversos jogos de outros campeonatos. Existe uma modalidade de assinatura VIP em que o usuário paga para se ter uma imagem de melhor qualidade. Para quem só se interessar para jogos do Cruzeiro, existe o site TV-Celeste, que mostrará todos os jogos do Cruzeiro em 2009 e com um preço bem acessível na modalidade VIP.