Conmebol divulga novo ranking e Cruzeiro ocupa a 4ª colocação


A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta terça-feira a extinção do antigo ranking de clubes da entidade e a divulgação de um novo com critérios modificados.

O antigo ranking levava em consideração a participação dos clubes do continente em todas as competições organizadas pela Conmebol e foi considerado falho porque valorizava excessivamente equipes que disputavam muitas edições dos torneios por disputarem nacionais mais fracos. Neste sistema, por exemplo, os clubes brasileiros sempre ficaram longe das primeiras posições.

O novo ranking, por outro lado, valoriza o momento das equipes e as participações nos últimos 5 anos conferindo pesos maiores para edições mais recentes dos torneios organizados pela confederação.

São computados os pontos das participações das equipes nos seguintes torneios: Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana (duelo entre os campeões dos dois torneios) além do Mundial de Clubes da FIFA e a Copa Suruga (disputada pelo campeão da Copa Sul-Americana e o Campeão Japonês).

O Cruzeiro, que era o segundo melhor brasileiro no ranking antigo (a Conmebol divulgava o ranking por países e o time celeste ficava atrás apenas do São Paulo), manteve o posto, mas agora ocupa também uma posição de destaque no ranking geral graças a 4ª colocação.

O ranking será atualizado semanalmente pela Conmebol. Confira os dez primeiros.

1º LDU (Equador)

2º Internacional (Brasil)

3º Estudiantes (ARG)

4º Cruzeiro (BRA)

5º Libertad (PAR)

6º Boca Juniors (ARG)

7º São Paulo (BRA)

8º Vélez Sarsfield (ARG)

9º Fluminense (BRA)

10º Independiente (ARG)