02 jan Análise Brasileirão 2008



Quem falou que o campeonato de ponto corrido não tem emoção?! O campeonato de 2008 foi uma ótima forma de mostrar que mesmo sem os jogos finais essa forma de disputa é de arrepiar.

Dois times lutavam pelo título, três times queriam as duas vagas restantes para a libertadores e mais quatro times lutavam contra o rebaixamento.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nesse ano, o campeonato foi espetacular. No primeiro turno o time de trabalhadores do Grêmio foi o mais regular e acabou fechando a primeira parte na liderança. Mas já no returno o time caiu muito e deu uma brecha muito grande para o São Paulo.
 
O tricolor paulista acabou ficando merecidamente com o título. O time saiu da 6ª posição para chegar às últimas rodadas com cinco pontos de vantagem. Na penúltima rodada, o São Paulo deu uma tropeçada contra o Fluminense, em casa e acabou decidindo o titulo em Gama, contra o Goiás. A vitória de 1 a 0 consagrou o time que mais empatou no campeonato, junto com o Atlético Mineiro.
 
Esse é o 3º titulo seguido do São Paulo, que agora é hexa-campeão e acaba com toda aquela polêmica de quem era mais vezes campeão nacional. O campeonato de 2008 serviu pra deixar mais forte o nome do técnico Muricy Ramalho. Agora, o técnico com fama de ranzinza chega a seu 3º titulo nacional, ficando atrás apenas de Wanderley Luxemburgo, que tem 5º títulos nacionais.  Além disso, o título serviu para mostrar que o time que tem um planejamento e uma ótima estrutura sai na frente na disputa do campeonato.

No geral, o Cruzeiro fez um campeonato muito regular. Sempre ali no bloco que vai para libertadores, ficando fora apenas uma rodada, o time celeste conseguiu uma vitória contra a Portuguesa (4 a 1) e acabou o campeonato na 3ª posição. Esse resultado e o tropeço do Palmeiras fizeram com que o time de Belo Horizonte não precise disputar a pré-libertadores.
 
Parabéns para a diretoria e principalmente para o técnico Adilson Batista, que chegou com uma desconfiança muito grande e conseguiu classificar o time para o maior campeonato do continente. É claro que como um técnico jovem ainda, Adilson errou algumas vezes, mas acertou muito mais. A torcida do Cruzeiro, famosa por ser uma torcida exigente, chegou a pedir que a diretoria o mandasse embora, mas o presidente Alvimar Perrela segurou a pressão e manteve o técnico durante todo o campeonato. O futuro presidente Zezé Perrela já confirmou que Adilson será o técnico para 2009.
 
Pensando já no ano que vem, a diretoria cruzeirense terá muito trabalho para montar um time bom. Já começaram os rumores de que atletas como Ramires e Guilherme têm propostas de times europeus. É certo que terá que vender alguns jogadores para balancear a situação financeira, mas a torcida irá pedir reforços dignos da tradição azul. Para disputar a libertadores, o time precisa de jogadores um pouco mais experientes.
 
Já pelo lado do Ipatinga o ano de 2008 é pra esquecer. O ano que prometia muito para o tigre acabou com o time rebaixado no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro. Com um time muito fraco e com pouco apoio da torcida a única coisa que salvou para o Ipatinga foi a experiência de disputar a 1ª divisão e não cometer os mesmos erros no futuro.

Rebaixamento: 
A zona de degola também foi muito emocionante. Na última rodada quatro times chegaram com chances de se livrar do rebaixamento. Atlético Paranense, Náutico, Figueirense e Vasco. Acabou que o Figueirense e Vasco irão disputar a série B, em 2009.
 
O Vasco pagou por erros de outra diretoria. Dinamite assumiu a presidência do clube no meio do campeonato e pegou um time fraco e com muitas dívidas. Esse time de 2008 vai entrar para historia do gigante da colina, como o time mais medíocre de sua historia.
 
A metade de Santa Catarina está muito feliz. Os torcedores do Avai estão muito felizes. O time subiu para a 1ª divisão e de sobra o seu rival Figueirense voltou para a série B. O Figueirense errou muito ao trocar várias de vezes de técnico. Nenhum deles conseguiu dar esquema de jogo para o time. Mas no final eu consegui ver alguns jogadores de qualidade no time. Cleiton Xavier é um meio campo de muita qualidade no passe e que sabe controlar bem o jogo. Outro ótimo jogador é o meia Marquinhos, que é muito veloz e habilidoso.

Os outros dois rebaixados foram a Portuguesa e o Ipatinga.

Fica ai minha seleção do campeonato: 

Goleiro: Fábio, do Cruzeiro
Lateral esquerdo: Juan, do Flamengo
Lateral direito: Vitor, do Goiás
Zagueiros: Thiago Silva, do Fluminense e Rever, do Grêmio
Volantes: Hernanes, do São Paulo e Ramires, do Cruzeiro
Meias: Alex, do Internacional e Ibson, do Flamengo
Atacantes: Kleber Pereira, do Santos e Keirrison, do Coritiba
Técnico, Muricy Ramalho, do São Paulo

Revelação: Marquinhos, do Vitória

Craque do campeonato: Hernanes, do São Paulo


Deixe seu comentário, curta e compartilhe





Mais para você