Quem errar menos se salvará



O Campeonato Mineiro já teve quatro jogos disputados e por enquanto nenhuma surpresa em relação aos resultados. Mesmo a vitória do Rio Branco de Andradas diante do Villa Nova (3 a 1) não pode ser considerado um resultado atípico,  já que vencer o Azulão em seus domínios não é tarefa das mais fáceis.  Além disso, o Villa Nova, que pouco investiu para a temporada 2009 – tendo privilegiado os jogadores da base – pode pagar caro por colocar em campo uma equipe ainda pouco “rodada” para disputar um campeonato no qual os dois últimos colocados da primeira fase cairão para o Módulo II em 2010.

Em razão da fórmula de disputa – 12 equipes jogando em turno único entre si com as oito melhores passando à fase seguinte; oitavas-de-final; quartas-de-final, semifinal e final – as equipes poderão errar muito pouco nessa primeira fase, se quiserem permanecer na elite do Mineiro. Digo isso para dez dos 12 participantes, já que Cruzeiro e o time do outro lado da lagoa não correm esse risco.

Apesar da tradição é necessário que o Villa Nova, hoje presidido pelo ex-zagueiro do Cruzeiro e do rival, seleção brasileira e do próprio alvirrubro, Luiz Carlos Ferreira (Luizinho), e também o América, que retornou à elite do Mineiro este ano, se atentem para essa questão.

Os demais participantes – Democrata/GV, Guarani, Ituiutaba, Social, Tupi, Uberaba e Uberlândia – terão uma boa chance de chegar às etapas decisivas da competição, que a partir das oitavas-de-final serão todas no mata-mata. Porém, todas correm o risco de não realizarem uma boa campanha na fase preliminar. Quem tiver um bom início de campeonato, principalmente quando for o mandante do jogo, terá grandes chances de almejar algo mais do que simplesmente manter-se no Módulo I em 2010.
Cruzeiro, Ituiutaba e o Rio Branco já deram um passo rumo às oitavas. Os dois jogos restantes da primeira rodada (Social x Tupi e Democrata x Guarani) irão nos mostrar, ou pelo menos nos dar uma noção, de quem está preparado para a disputa.

Cruzeiro é o favorito, mas na fase de mata-mata outros times podem surpreender. O Cruzeiro está à frente por várias razões: a base do time de 2008 foi mantida e as contratações feitas para a temporada 2009 são alguns pontos que favorecem o time azul. A vitória diante do Uberlândia, jogando no Parque do Sabiá, comprova que o Cruzeiro é o mais cotado a conquistar o título. É até provável que o time perca um ou dois jogadores ainda no decorrer do Mineiro, mas tal situação não será suficiente para desestruturar a equipe.

Já o nosso maior rival, apresentou muito pouco no empate diante do América.

A partir da 3ª e 4ª rodadas teremos uma noção mais apurada do que será o Campeonato Mineiro de 2009. Mas uma coisa é certa: o tempo é curto e talvez seja insuficiente para que algumas equipes engrenem na competição.