Empate do Botafogo ajuda e Cruzeiro joga neste domingo visando oitavas-de-final da Copa do Brasil


O Cruzeiro passou as últimas rodadas sem grandes ambições no Campeonato Brasileiro, mas uma canetada da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou este quadro nesta semana.

A classificação do São Paulo à final da Copa Sul-Americana obrigou a confederação nacional a se posicionar sobre como alocaria o time paulista na próxima temporada em caso de título da competição continental, uma vez que se o time paulista disputasse a Copa do Brasil, ficaria privado do direito de defender a conquista sul-americana.

A decisão da CBF de excluir os paulistas da Copa do Brasil, caso estes vençam a Sul-American,a tornou a última rodada interessante para o Cruzeiro, que iniciou a rodada final em 8º lugar. Caso o São Paulo vença o torneio continental, a CBF esclareceu que o 6º colocado do Brasileirão, posição ainda ao alcance da Raposa, entrará direto nas oitavas-de-final da Copa no Brasil no lugar dos paulistas, assim como as equipes que disputarão a Libertadores 2013.

Para alcançar o 6º lugar, o time celeste precisa deixar Vasco e Botafogo para trás na classificação e um passo importante para esta condição já aconteceu neste sábado com o empate entre Botafogo e Flamengo, que permite ao Cruzeiro deixar o time alvinegro para trás com uma vitória simples sobre o Atlético-MG neste domingo.

Além de vencer o clássico estadual, porém, a Raposa terá que secar o Vasco, que precisará ser derrotado pelo Fluminense também neste domingo. Conquistando o objetivo, o time celeste passa a torcer para o título do São Paulo na Sul-Americana, que valeria a classificação direta do Cruzeiro às oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Entenda passo a passo o que é preciso para o Cruzeiro se classificar diretamente às oitavas-de-final da Copa do Brasil:

1) A partir de 2013, os 6 representantes brasileiros na Libertadores já estarão classificados às oitavas da Copa do Brasil, fase que terá início apenas no segundo semestre. Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil), Corinthians (Campeão da Libertadores), Fluminense, Grêmio, Atlético-MG e São Paulo (Quatro primeiros colocados no Brasileirão), são os detentores deste direito.

2) Caso vença a Copa Sul-Americana, o São Paulo terá que defender o título continental no segundo semestre de 2013 e, com isso, não terá calendário para disputar a reta final da Copa do Brasil. Diante deste quadro, a CBF decidiu que o 5º ou 6º colocado (caso o Corinthians seja o quinto) do Brasileirão herdará a vaga nas oitavas-de-final da competição nacional.

3) Em 9º lugar na classificação ao final deste sábado, a Raposa depende apenas de uma vitória neste domingo para deixar Botafogo e Santos para trás. Para alcançar o 6º lugar e a vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil, porém, o time celeste depende também de uma vitória do Fluminense sobre o Vasco neste domingo.

4º) Alcançando o 6º lugar, o Cruzeiro ainda terá que aguardar 10 dias para saber se a a condição de classificado direto às oitavas-de-final da Copa do Brasil será confirmada. Caso o São Paulo perca a decisão da Sul-Americana para o Tigres (Argentina), a vaga volta a pertencer aos paulistas, que ficam fora da Sul-Americana 2013.