Especial Cruzeiro na Copa – Luisão: Xerifão azul a caminho de 2014


Salve nação celeste! Amanhã começam as semi-finais da Copa do Mundo e o Brasil infelizmente se despediu na fase anterior. Nossas homenagens aos jogadores que vestiram a camisa do Cruzeiro e representaram o Brasil nesta competição, no entanto, ainda está incompleta. Todavia, os nomes que faltam ainda tem muito o que oferecer ao selecionado canarinho: Luisão e Ramires.

Reservas em 2010, ambos tem futebol para manter-se na seleção e conquistar mais espaço até a próxima Copa. Enquanto isso, o GDG segue se lembrando da trajetória de cada um dos convocados que passou pelo Cruzeiro e Luisão é o nome da vez.

Especial Cruzeiro na Copa - Luisão: Xerifão azul a caminho de 2014Ânderson Luís da Silva

Posição: Zagueiro

Cidade: Amparo (SP)

Nascimento: 13/02/1981

Carreira no Cruzeiro: 2000-2003

Jogos: 48.

Gols: 8.

Títulos com a camisa celeste: Copa do Brasil (2000, 2003), Copa Sul-Minas (2001, 2002), Supercampeonato Mineiro (2002), Campeonato Mineiro (2003) e Campeonato Brasileiro (2003)  

O zagueiro Luisão chegou ao Cruzeiro em 2000 vindo da equipe do Juventus (SP). Graças ao seu 1,93 de altura, o garoto que chegou desconhecido ao clube não demorou a conquistar seu espaço na equipe celeste.

Apenas parte do elenco nas primeiras conquistas pelo clube, como a Copa do Brasil de 2000, Luisão teve as suas primeiras oportunidades de fato em 2001, mas se tornaria titular absoluto apenas na temporada seguinte.

A presença de Luisão na equipe era uma garantia de segurança na zaga, mas também de gols. Em 2002, o jogador foi o segundo colocado na lista de artilheiros da equipe, ganhando de vez a confiança do técnico Vanderley Luxemburgo.

Em 2003, Luisão começou a temporada como dono de uma das vagas da zaga do time que encantou o Brasil durante a temporada. As belas atuações do zagueiro foram coroadas com o terceiro gol na final da Copa do Brasil contra o Flamengo, sacramentando o tetracampeonato celeste na competição.

O interesse dos europeus sobre o jogador, no entanto, cresciam na mesma medida que o futebol do zagueiro e Luisão se despediu da equipe antes mesmo do fim daquela temporada quando foi contratado pelo Benfica abrindo caminho para repetir no time benfiquista a história de sucessos e conquistas que obteve com a camisa cruzeirense.