Essa torcida move o time


Ao comparar o Cruzeiro a seus rivais locais é perceptível uma grande disparidade. Mesmo assim, pela história, e, pelo bom saudosismo, optamos por considerar jogos contra Atlético-MG e América-MG como clássicos.

Nesse último domingo, mais uma vez, participamos de um. Pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro, duelamos contra o América, em partida válida pela liderança do Estadual. Dentro de campo, o jogo não foi dos melhores, mas a pintura de Arrascaeta serviu para coroar o que a torcida vem fazendo nas arquibancadas do Gigante da Pampulha.

E é este décimo segundo jogador que gostaria de destacar. A forma que a torcida tem comprado o projeto 2018 tem causado repercussão em todos que acompanham futebol e gostam da festa que ele proporciona. E nisso a torcida cruzeirense tem dado show à parte. A começar pelo primeiro jogo da temporada, uma partida que poderia ser apenas mais uma partida, ainda mais, pelo horário e data –quarta-feira, 21:45 horas, êêê FMF-, e mesmo com estes entraves, tivemos um público de 42 mil torcedores no Mineirão.

No jogo seguinte, contra o Uberlândia, mesmo dia da semana, e mesmo horário, e a animação não foi diferente. Mesmo tendo um público abaixo do que foi na estreia, cerca de 25 mil torcedores acompanharam a goleada cruzeirense sobre o Uberlândia, por 4 a 0. Mas o trunfo maior viria no clássico, contra o América. A diretoria celeste fez o possível para que o torcedor pudesse compareceu e o retorno foi positivo, cerca de 50 mil cruzeirenses lotaram o Mineirão para acompanhar a vitória cruzeirense. A festa foi ainda maior após o belo gol, válido de Puskas, feito pelo craque uruguaio Arrascaeta. A torcida já comprou o projeto da diretoria, agora basta o time continuar no mesmo trajeto que a tendência é só melhorar.

NÚMEROS

E por falar em melhorar, o Cruzeiro é a equipe que mais cresceu em número de sócios neste ano. Só em 2018, foram cerca de 7 mil novos adeptos, e esse número aumentará. Ainda mais depois da promessa feita por Itair Machado, que contratará um jogador “5 estrelas” caso cheguemos a 100 mil sócios.

Nas redes sociais, a história não é diferente. O Cruzeiro é a equipe que mais ganhou inscritos contando com Twitter, Facebook e Youtube, segundo o IBOPE. Um aumento de 4,6%, sendo que o Face foi a rede social que apresentou maior crescimento, cerca de 160 mil novas curtidas. Todas as redes sociais somam aproximadamente 5 milhões 540 mil.

Por Victor Paixão