Fazendo as contas: Quem segura São Paulo, Santos e Sport?


A 35ª rodada foi bastante interessante para o Cruzeiro. Vitória no confronto direto sobre o Sport e tropeços da maior parte dos concorrentes na briga pelo G-4 (ou G-5, caso o Santos vença a Copa do Brasil). A exceção foi o São Paulo que ao vencer o Atlético-MG assumiu o quarto lugar e manteve  5 pontos de vantagem sobre a Raposa com apenas mais 9 em disputa.

Tendo deixado Palmeiras e Ponte Preta para trás e passado a depender apenas de suas próprias forças para ultrapassar o Internacional, já que enfrenta os gaúchos na última rodada, o Cruzeiro até aumentou suas chances de Libertadores, mas também viu o Tricolor Paulista assumir a frente na briga pelo G-4 e se aproximar perigosamente de uma pontuação que o time cinco estrelas não poderá alcançar.

Faltando três rodadas, o Cruzeiro tem três concorrentes que precisa secar, além de vencer todos seus jogos. Dois deles, São Paulo e Santos, precisam tropeçar duas vezes (ou o Santos levar o título da Copa do Brasil) enquanto o Sport precisa empatar ao menos uma vez.

A luta pela Libertadores segue difícil, mas o Cruzeiro vai mantendo-se na briga. O que nos resta, afinal, é fazer a nossa parte e secar.

Vamos calcular: (Informações extraídas do site chancedegol.com.br)

Meta: 60 pontos

Aproveitamento necessário: Segue em 100%

Resultados almejados: 3 vitórias.

Chances de título atingindo esta meta: Impossível.

Chances de Libertadores atingindo esta meta: (Via G-4, inferiores a 50%. O site Chance de gol não calcula pontuação para alcançar o G-5)

Chances de permanecer na Série A atingindo esta meta: 100%

Chances de título do Cruzeiro: Não há mais chances de título.

Chances de Libertadores do Cruzeiro: Subiram de 0,2% para 1,2%.

Chances de ficar no meio da tabela: Caíram de 99,9% para 98,8%.

Chances de rebaixamento: Não há mais chance de rebaixamento.

Tabela restante

Palmeiras (F) – 3 pontos

Joinville (C) – 3 pontos

Internacional (F) – 3 pontos

Secando os rivais:

São Paulo – 56 pontos. Pode conquistar apenas mais 4 pontos. (Cruzeiro teria que tirar desvantagem no saldo. Atualmente São Paulo tem 9 gols de saldo e o Cruzeiro 8)

Corinthians (F) – 0 pontos

Figueirense (C) – 3 pontos

Goiás (F) – 1 ponto

Santos – 55 pontos. Pode conquistar apenas mais 5 pontos (Cruzeiro teria vantagem no número de vitórias). Caso vença a Copa do Brasil, o Alvinegro paulista dispensaria eventual vaga conquista no Brasileirão.

Coritiba (F) – 1 ponto

Vasco (F) – 1 ponto

Atlético-PR (C) – 3 pontos

 

Internacional – 53 pontos. Pode conquistar apenas mais 7 pontos. (Cruzeiro tem confronto direto e ultrapassa o Internacional caso vença todos seus jogos)

Grêmio (C) – 3 pontos

Fluminense (F) – 3 pontos

Cruzeiro (C) – 0 pontos

Sport – 52 pontos. Pode conquistar apenas mais 8 pontos (Como é impossível conquistar 8 pontos em 9, basta apenas que empate ao menos um de seus jogos) 

Atlético-PR (C) – 3 pontos

Corinthians (C) – 3 pontos

Ponte Preta (F) – 1 ponto

Por: João Henrique Castro