Guerrón se diz preparado para enfrentar o Flamengo


O meia-atacante Guerrón crê que está em boa condição física para defender o Cruzeiro no jogo de quinta-feira, às 21h, contra o Flamengo, no Maracanã. O jogador aguarda apenas a publicação de seu nome no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para atuar no estádio em que conquistou a Copa Libertadores 2008.

Foi no Maracanã que a LDU de Guerrón bateu o Fluminense, por 3 x 1, no pênaltis, após derrota por 3 x 1 no tempo regulamentar, e conquistou o título no ano passado.

Após duas semanas no Equador para a retirada do visto de trabalho, Guerrón disputou nesta terça-feira um coletivo contra os juniores e na Toca da Raposa II deixou o campo animado. Ele treinou com a LDU e com uma equipe de atletismo no período em que ficou em Quito, e está confiante de que terá o contrato regularizado até a quarta-feira.

“Estou me preparando da melhor maneira, creio que está tudo solucionado e agora vou me colocar à disposição do professor e, quando me solicitarem, estarei pronto para jogar. Fisicamente tenho trabalhado e estou muito bem. Não tenho tido muito contato com a bola e creio que pode fazer falta esse contato”, observou.

Guerrón não nega que estrear pelo Cruzeiro no Maracanã seria algo de especial. Ele diz que a vontade demonstrada na campanha do inédito título para o futebol equatoriano é a mesma que terá com a camisa celeste.

“Creio que é inspiração, mais que tudo. Uma equipe equatoriana nunca havia ganho a Libertadores. É uma inspiração muito boa, nós todos estávamos com o pensamento muito claro de conseguir algo importante e sigo com essa vontade, esse ânimo, agora que estou no Cruzeiro, de conquistar coisas importantes”, destacou.

As palavras de Guerrón sobre o Campeonato Brasileiro dão a medida do respeito que nutre pela escoa de futebol à qual se juntou quando acertou com o Cruzeiro – e valoriza ainda mais a façanha da LDU em 2008.

“Sempre meu objetivo foi jogar no futebol brasileiro, passar por aqui, por esta Liga tão importante. Para mim, a melhor Liga do mundo. Desde pequeno sonho em estar no futebol brasileiro e, agora que estou, espero aproveitar ao máximo”, afirmou.

Guerrón poderá estrear no momento em que o Cruzeiro busca reagir no Campeonato Brasileiro, porém recusa de pronto o rótulo de “salvador da pátria”. O equatoriano avalia que o Clube como um todo deve estar engajado na busca pelo melhor.

“A responsabilidade é de todos. Corpo técnico, jogadores, médicos, todos estamos por um mesmo objetivo. Todos têm que colocar um grãozinho de areia para levar o Cruzeiro adiante. O Cruzeiro tem bons jogadores, uma boa equipe e merece estar nas primeiras posições”, comentou.

O time dos atletas que não foram titulares contra o Santos enfrentou os juniores nesta segunda-feira no esquema 4-3-3. Guerrón atuou aberto pelo lado direito, sua caractarística marcante, que leva o técnico Adilson Batista a reviver o tempo em que o futebol tinha pontas. E deu a entender que, regularizado, Guerrón estreará na quinta-feira.

“É jogador de seleção, vem do futebol europeu, campeão da Libertadores, tem uma característica que eu acho importante e sempre gostei. É só estar regularizado, trabalhar, e vai o antigo ponta-direita. Vou matar minha saudade do Natal e do Joãozinho. Vamos ver. É um jogador simpático, alegre, acho que vai contagiar o grupo. O pessoal está chamando ele de carioca do Equador, acho que vai fazer a alegria do torcedor”, contou o treinador.

Quanto a ser ponta-direita, Guerrón não foge à responsabilidade e diz atuar exatamente como os antigos “camisas 7”. “Esses jogadores quase não existem mais. Mas eu tenho as características. Gosto de espaço, de ir e voltar e vejo que aqui os campos ajudam para isso. São muito grandes, como Maracanã, Mineirão”, avaliou.

A outra característica observada pelo treinador também não há como esconder. O sorriso sai fácil, seja quem for o interlocutor. “Sempre fui alegre, sorrio com meus colegas. Na LDU foi assim, na Espanha igualmente. Assim é o esporte, trato sempre de ter boas amizades. Estou muito bem, contente, me envolvi com todos. Isso é importante”, disse.

Fonte: Site oficial do Cruzeiro