Isso sim é administrar!


Isso sim é administrar! - Cruzeiro Esporte Clube - Foto: Pedro Vilela/Agência I7 / Gazeta Press

Salve Guerreiros! O Cruzeiro Esporte Clube vive o momento mais in(tenso) do campeonato. Agora começa a fase da administração. A fase final de um torneio é a mais desgastante para o líder da competição. Ainda mais quando se tem uma vantagem como a do time celeste. Mais do que nunca, a sua é equipe se torna “a equipe a ser batida” e qualquer adversário (não importando a sua posição) vai dar muito trabalho.

As últimas cinco rodadas serviram como um teste, para ver como o Cruzeiro suportaria a responsabilidade de administrar um campeonato. E as três derrotas nos últimos cinco jogos mostraram ao time qual a melhor forma de administrar, e definitivamente, com um regulamento na mão não é a melhor saída. Com os resultados adversos os comandados de Marcelo Oliveira aprenderam que a vitória é a melhor forma de administrar o campeonato ficando cada vez mais próximos da conquista do título. Lembrem-se, o regulamento pode ser ao mesmo tempo o seu melhor amigo e o seu pior inimigo.

O último jogo, contra o Criciúma é a prova de que não há espaço para acomodações. Nessa altura do campeonato, 2×0 não é um placar confiável. Você tem duas opções, ampliar ou deixar que o improvável aconteça – uma possível virada. E quando acontecem situações improváveis, o grupo precisa entrar em ação. E quando eu digo grupo, é mais do que 30, 35 atletas. A torcida também faz parte do grupo. Quando a vitória não vem com o futebol bem jogado, tem que vir na raça e no embalo da torcida.

Em síntese, administrar um campeonato é vencer. É atingir o objetivo o mais rápido possível. O campeonato está nas mãos do Cruzeiro. Só depende dele e de mais ninguém. Isso é administrar, fazer seus resultados e parar de se preocupar com tropeços dos adversários. O Cruzeiro só depende dele, da força e determinação e do calor da torcida. Daqui pra frente, no fim dos jogos a tática não importa, o que vale é fazer o resultado. Foco na decisão contra o Santos! Força, foco, fé e humildade pessoal!