Mais um “carro do ano” para coleção azul


Mais um “carro do ano” para coleção azul - Cruzeiro Esporte Clube - Foto: Reuters

O clube mais vencedor de Minas Gerais é campeão, mais uma vez, com toda a justiça. Hora de comemorar – e responder os críticos.

Um verdadeiro dia de comemorações merece grande festa dos torcedores com os jogadores, dirigentes e comissão técnica.

Ainda mais quando se vence um campeonato de expressão, como o Brasileirão, da forma como o Cruzeiro conquistou. Futebol de primeira linha, superando com folga todos os seus adversários.

Entretanto, para a festa ser completa, também é necessário responder a algumas pessoas – mais especificamente alguns jornalistas, aqueles que nós, torcedores do Cruzeiro, sabemos bem quem são e o nível de qualidade de seus trabalhos.

Foi dito que “o Cruzeiro venceu o Babão 2013”, achando que o Brasileirão 2013 foi “fácil” – logo este campeonato que, ano após ano, é considerado pelos torcedores e jornalistas de “um dos mais difíceis porque sempre vários times grandes têm chance de vencer”.

FÁCIL? ENTÃO VOCÊ ACHA “FÁCIL” TER UMA MÉDIA DE QUASE TRÊS VITÓRIAS A CADA QUATRO PARTIDAS DISPUTADAS, COMO O CRUZEIRO DE 2013 ATÉ AGORA? ENTÃO VOCÊ ACHA “FÁCIL” ABRIR UMA VANTAGEM DE 16 PONTOS DO SEGUNDO COLOCADO?

Teve gente falando que “foi um campeonato de baixo nível técnico”, porque alguns times de “média expressão” estão nas primeiras posições e alguns “times grandes” de Rio e São Paulo tiveram crises e montaram equipes ruins.

BAIXO NÍVEL? E DESDE QUANDO “INCOMPETÊNCIA” TROCOU DE NOME? E POR ACASO O CRUZEIRO TEM CULPA DE TER MONTADO UMA EQUIPE MUITO SUPERIOR ÀS OUTRAS, A PONTO DE SER O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO A VENCER TODOS OS ADVERSÁRIOS NA MESMA TEMPORADA?

Ontem cheguei ao trabalho – meio de ressaca, é verdade – e ainda vi mais uma “pérola”, estampada em um jornal, um cartaz escrito “O campeão das Américas saúda os campeões nacionais”.

Pra começo de conversa, quem criou esta frase é um completo ignorante, tanto no futebol quanto na geografia. O correto seria “o campeão da América do Sul”, porque o título é sul-americano e existe outro campeonato de clubes nas Américas do Norte e Central.

Mas não tem problema. O campeão da América do Sul saúda o Cruzeiro? Então lá vai: O BICAMPEÃO DA LIBERTADORES, TRICAMPEÃO BRASILEIRO, TETRACAMPEÃO DA COPA DO BRASIL, AGRADECE PELA LEMBRANÇA.

Nós torcedores do Cruzeiro não temos culpa se nosso time tem nove – EU DISSE NOVE – campeonatos importantes conquistados, enquanto alguns times têm apenas dois (e olha que estou descontando as duas Supercopas, que são muito maiores que umas tais Copa Conmebol que existem por aí).

E para quem comemorou ganhar o “carro do ano”, a resposta é um pouco maior.

A grandeza de um clube se mede pela quantidade de campeonatos importantes conquistados. SE “TROFÉU” FOSSE “CARRO” O CRUZEIRO PRECISARIA DE UM GALPÃO PARA GUARDAR TODOS OS SEUS TÍTULOS IMPORTANTES. TEM TIME QUE SÓ PRECISA DE UM “QUITINETE COM DUAS VAGAS”.

Parabéns à comissão técnica, aos jogadores e aos dirigentes. Finalmente, após um longo tempo, o bom trabalho de vocês resultou no título que esta torcida tanto esperava.

Este humilde colunista, depois do “momento de desabafo” acima, agradece profundamente a todos vocês de dentro do Cruzeiro, que estão proporcionando esta alegria para esta torcida que é a mais vencedora de Minas Gerais.

Abraços a todos.