O Campeonato Brasileiro 2013 é realmente do Cruzeiro?


O Campeonato realmente do Cruzeiro? - Cruzeiro Esporte Clube

Quem anda vendo os noticiários esportivos nacionais acham que o Cruzeiro Esporte Clube já é Campeão Brasileiro de 2013. Mas não há nada decidido, são 39 pontos que nos separam da glória nacional, do título Brasileiro.

Se pegarmos a tabela do campeonato neste momento, veremos o Cruzeiro com uma vantagem de 11 pontos aberta para o segundo colocado. Em trinta e nove pontos a serem disputados, com 28 seriamos matematicamente campeões, mesmo se o Grêmio vencesse todos os seus jogos. Isso nos dá nove vitórias para o título, pensando que disputaremos seis jogos em casa e um desses contra o Grêmio. Se ganharmos essa disputa direta contra o tricolor gaúcho precisaremos de mais duas vitórias fora, ou seja, se ganharmos todos os jogos dentro de casa que nos resta, precisaremos de mais duas vitórias. Se pensarmos que ainda pegaremos Náutico (Ok, devemos respeitar o adversário mas temos que ganhar), Flamengo, Vasco e Coritiba fora, perceberemos que não é difícil chegarmos ao título.

Mas esses cálculos são na pior das hipóteses que seria o Grêmio disparando com 13 vitórias, inclusive ganhando do Cruzeiro em casa, o que seria difícil, pensando que o time ainda não perdeu no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro 2013.

Voltando a vida real e percebendo que é quase impossível uma sequencia de vitórias como essa de um time que ganha na base da retranca, que é o comandado por Renato Gaúcho, percebemos que as contas são bem menos apertadas, apontando para o título em 6 jogos, pensando, como já disse e afirmo, em tropeços dos tricolores, que ainda jogam contra o Corinthians, fazem o Grenal e ainda pegam o Botafogo, não terão vida fácil.

Em resumo, o Cruzeiro só perde esse título se acontecer uma catástrofe, sendo o salto alto que não pode existir e o clima de “oba-oba”, estes sim são os piores rivais do time celeste nesta parte final do campeonato.