13 ago O que esperar de Rogério Ceni no Cruzeiro?


O novo técnico do Cruzeiro, Rogério Ceni, se apresenta oficialmente na tarde desta terça-feira (13), na Toca da Raposa II. O maior carrasco da carreira de Fábio assina contrato até 2020 e chega em meio a maior crise da história do clube celeste. O time está a 11 rodadas sem vencer no Brasileirão e ocupa o 17° lugar na tabela de classificação, ou seja, a zona de rebaixamento. Além disso, a Raposa foi eliminada da Copa Libertadores e está por um fio na Copa do Brasil. Sem falar nos escândalos extra campo envolvendo a diretoria.  

Por isso, Ceni está sendo visto por uma boa parte da mídia como “corajoso”. Mas para os torcedores, após Mano Menezes abandonar o barco, o novo técnico é sinônimo de esperança. Ele chega com a difícil missão de limpar os vestígios do futebol pragmático instalado pelo ex-técnico no time. E o mais esperado pelos cruzeirenses: ajudar o Cruzeiro a reencontrar o caminho do gol. 

Mas será mesmo que Rogério Ceni vai dar conta disso tudo? 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Bom, acredito que o primeiro passo é perceber que sim, precisamos de uma solução imediata, mas a contratação de Ceni provavelmente mostrará mais frutos a longo prazo. Por isso, a torcida vai precisar de ter paciência e confiança no novo trabalho. 

Portanto, apesar de a Copa do Brasil ainda ser um sonho vivo para a Raposa, se ela não vier não podemos desacreditar no trabalho de Rogério Ceni. Devemos no concentrar em apoiar o técnico para ele alcançar o principal objetivo no momento: tirar o Cruzeiro da zona da degola.

Um dos principais motivos do time estar nessa situação é o estilo de jogo defensivo utilizado por Mano Menezes. Nos últimos jogos, os atletas faziam partidas difíceis de serem assistidas. Em campo se via um time preguiçosos, que desistia das jogadas e simplesmente não conseguia fazer gols

Sendo assim, a transição entre um time defensivo para um ofensivo é a mudança mais aguardada no Cruzeiro. Estilo de jogo que Rogério Ceni já provou ter como característica. Tanto no São Paulo como no Fortaleza, o técnico se destacou por colocar em campo times velozes e ofensivos.

Dessa forma, Ceni deve fazer mudanças no time titular. Pensando na forma de jogo do novo treinador que valoriza a velocidade, pode se pensar em David aparecendo mais. Apesar de Rogério Ceni priorizar a posse de bola, incentivar jogadas individuais também pode ser uma mudança para a nova era do time. Pedro Rocha por exemplo, é um dos atletas do elenco que tem esse traço nas suas características.  

Outro problema latente na equipe é a falta de confiança e a baixa estima que se instalou no clube. Por isso, uma vitória contra o Santos que é o líder do Brasileirão, na estreia de Rogério Ceni, pode ser o pontapé para recuperar a autoestima do time.

Concluíndo

Dada as características de jogo de Rogério Ceni, o que podemos esperar do novo técnico no Cruzeiro é que ele realmente promova uma mudança no estilo de jogo. Colocando o time para jogar para frente, sem medo de chegar ao gol. Priorizando jogadas rápidas, formando e dando base para um time ofensivo.

 


Deixe seu comentário, curta e compartilhe





Mais para você