Oitavas-de-final Lbertadores 2009: Análise Jogo-a-Jogo


Salve nação celeste! Conhecemos os confrontos das oitavas-de-final da Copa Libertadores e felizmente não pegamos um adversário dentre os mais difíceis.  Com a possibilidade de enfrentar Estudiantes, Palmeiras ou Chivas, até que a Universidad do Chile não é mau negócio. O problema será nas quartas-de-final, já que aí trombaremos ou com o São Paulo ou com o Chivas. É a moleza acabando na Copa Libertadores.

Conhecendo os confrontos é hora da tradicional análise dos mesmos, seguidas de um palpite para cada um dos duelos. Agora não tem mais brincadeira na Libertadores. É matar ou morrer! E nessa batalha, eu sou mais Cruzeiro!

Jogo A: Grêmio (BRA) X Universidad San Martín (PER)

Grêmio: Campanha: Melhor 1º colocado com 16 pontos (5V, 1E, 0D, 11GP, 1GC, 10S)
              Campanha no Estadual: 5º colocado no Campeonato Gaúcho
             
U. S. Martín: Campanha: Pior 2º colocado com 8 pontos (2V, 2E, 2D, 7GP, 9GC, -2S)
                      Campanha no Nacional: 5º colocado no Campeonato Peruano

Análise: Duelo longe de ser equilibrado. O Grêmio superou com facilidade o seu grupo e foi retribuído com a vantagem de enfrentar o pior classificado entre os times que chegaram as oitavas-de-final. E ainda decidirá em casa! É difícil imaginar que o San Martín, goleado pelo eliminado River Plate por 3 a 0 na última rodada do grupo 3 consiga dificultar o duelo. O time peruano, apenas 5º colocado em seu fraco campeonato nacional já fez muito de eliminar o River Plate na primeira fase. Provavelmente, no entanto, sua caminhada na Libertadores termina aqui.

Jogo B: Boca Juniors (ARG) X Defensor (URU)

Boca Juniors: Campanha: 2º Melhor 1º colocado com 15 pontos (5V, 0E, 1D, 11GP, 3GC, 8S).
                       Campanha no Nacional: 15º colocado no Argentino

Defensor: Campanha: 2º pior 2º colocado com 8 pontos (2V, 2E ,2D, 6GP, 6GC, 0S)
                 Campanha no Nacional: 2º colocado no Uruguaio.

Análise: Olhando apenas as classificações nos respectivos campeonatos nacionais é possível imaginar que o Defensor vive uma fase melhor do que a do Boca. No entanto, a má campanha do Boca no argentino se torna o principal problema para o Defensor neste confronto. Praticamente sem chances de título no campeonato nacional, a equipe boquense dedicará toda a sua atenção para a Taça Libertadores onde tem uma campanha muito mais consistente que a equipe uruguaia que, por sua vez, só garantiu sua vaga nas oitavas com uma vitória emocionante sobre o Independiente Medellín por 4 a 3 nos minutos finais. Com a Libertadores como único objetivo no semestre, não dá pra imaginar outra coisa para este confronto do que a classificação do Boca.

Jogo C: Nacional (URU) X San Luis (MEX)

Nacional: Campanha na Libertadores: 3º Melhor 1º colocado com 14 pontos (4V, 2E, 0D, 12GP, 3GC, 9S)
               Campanha no Nacional: 6º colocado no Campeonato Uruguaio

San Luis: Campanha na Libertadores: 3º Pior 2º colocado com 8 pontos (2V, 2E, 2D, 7GP, 7GC, 0S)
                Campanha no Nacional: 12º colocado no Campeonato Mexicano

Análise: A equipe do Nacional iniciou a temporada sob desconfiança da torcida. Na Copa Bimbo (Torneio Verão), a equipe uruguaia foi goleada pelo Cruzeiro por 4 a 1 em pleno Estádio Centenário. No entanto, a equipe se reforçou, em especial com os atletas que disputavam o sul-americano sub-20 naquela época e conseguiu uma ótima campanha na Libertadores vencendo o favorito River Plate em casa e empatando fora. A equipe uruguaia conseguiu ainda chegar invicta até aqui na competição. Já o San Luis teve uma campanha mais irregular. A caminhada da equipe mexicana na competição começou com uma derrota por 4 a 1 contra o eliminado San Lorenzo e a vaga só foi garantida na última rodada com uma vitória por 2 a 0 sobre a equipe reserva do Libertad. Além disso, os mexicanos provavelmente não poderão atuar em casa em virtude da gripe suína. Devido à melhor campanha e a este fator, dá Nacional.

Jogo D: São Paulo (BRA) X Chivas (MEX)

São Paulo: Campanha na Libertadores: 4º Melhor 1º colocado com 13 pontos (4V, 1E, 1D, 10GP, 6GC, 4S)
                  Campanha no Estadual: 4º colocado no Campeonato Paulista

Chivas: Campanha na Libertadores: 4º Pior 2º colocado com 9 pontos (2V, 3E, 1D, 9GP, 6GC, 3S)
             Campanha no Nacional: 8º colocado no Campeonato Mexicano

Análise: Assim como o San Luis, a equipe do Chivas deverá perder o direito de jogar em casa devido à gripe suína. E não jogar em casa será um desfalque importante para a equipe mexicana que conquistou suas duas vitórias, além de um empate, quando atuou em seus domínios. A campanha fora de casa, no entanto, não foi tão ruim, com 2 empates e apenas uma derrota. O São Paulo não teve nenhuma atuação convincente na Libertadores até o momento e nenhum dos seus rivais representava tanto perigo quanto o Chivas. No entanto, o futebol pragmático do São Paulo e a presença de Borges na frente foram suficientes para a equipe paulista garantir a primeira colocação do grupo 4. Acredito em um confronto equilibrado, mas por não ter que jogar no México, além de decidir no Morumbi, o São Paulo leva vantagem e deve se classificar.

Jogo E: Cruzeiro (BRA) X Universidad de Chile (CHI)

Cruzeiro: Campanha na Libertadores: 5º Melhor 1º colocado com 13 pontos (4V, 1E, 1D, 9GP, 5GC, 4S)
                Campanha no Estadual: Finalista do Campeonato Mineiro (Venceu a primeira partida por 5X0 contra o Atlético).

U. de Chile: Campanha na Libertadores: 5º Pior 2º colocado com 10 pontos (3V, 1E, 2D, 8GP, 6GC, 2S).
                     Campanha no Nacional: 2º colocado no Campeonato Chileno

Análise: O Cruzeiro chega as oitavas-de-final credenciado por uma boa temporada em que perdeu apenas uma partida até aqui. A derrota ocorreu justamente na Copa Libertadores na partida contra o Estudiantes e, para muitos, esta foi fruto das modificações que o treinador aplicou na escalação da equipe nesta partida, repetindo o erro que fez com que o Cruzeiro não tivesse uma boa campanha fora de casa na temporada passada. No entanto, o Cruzeiro se tornou praticamente imbatível no Mineirão e não deve ter dificuldades para superar a Universidad de Chile neste duelo, a não ser que a equipe chilena consiga uma boa vantagem na partida em casa. O time chileno teve como melhor resultado nesta Libertadores o empate em 0 a 0 com o Grêmio no Olímpico, mas a partida foi marcada por inúmeras chances perdidas pelos gremistas.  Também fora de casa a equipe foi goleada por 3 a 0 pelo Boyacá Chico da Colômbia, o que demonstra que a equipe de Santiago não deverá ser páreo para o time celeste.

Jogo F: Sport (BRA) X Palmeiras (BRA)

Sport: Campanha na Libertadores: 6º melhor 1º colocado com 13 pontos (4V, 1E, 1D, 10GP, 7GC, 3S)
          Campanha no Estadual: Campeão Pernambucano

Palmeiras: Campanha na Libertadores: 6º pior 2º colocado com 10 pontos (3V, 1E, 2D, 9GP, 7GC, 2S)
                  Campanha no Estadual: 3º colocado no Campeonato Paulista

Análise: Único confronto que envolve equipes do mesmo país e único confronto que envolve equipes do mesmo grupo a disputa entre Sport e Palmeiras não tem favorito. Embora o Sport tenha tido melhor campanha na primeira fase, o Palmeiras foi melhor no confronto direto. Todavia, o Sport demonstrou força vencendo Colo Colo e LDU dentro e fora de casa, enquanto o Palmeiras perdeu uma vez para cada uma dessas equipes. A grande vantagem do Sport é decidir em casa, onde eliminou na Copa do Brasil do ano passado grandes equipes do futebol nacional. Todavia, o Palmeiras tem mais time e parece ter se encontrado na temporada. Por isso, aposto no Palmeiras, mas sem muita convicção.

Jogo G: Libertad (PAR) X Estudiantes (ARG)

Libertad: Campanha na Libertadores: 7º melhor 1º colocado com 12 pontos (4V, 0E, 2D, 7GP, 5GC, 2S)
                Campanha no Nacional: 2º colocado no Campeonato Paraguaio.

Estudiantes: Campanha na Libertadores: 7º pior 2º colocado com 10 pontos (3V, 1E, 2D, 9GP, 4GC, 5S)
                     Campanha no Nacional: 13º colocado no Campeonato Argentino.

Análise: O Libertad foi a primeira equipe a conseguir a vaga nas oitavas-de-final da competição ao vencer as 4 primeiras partidas. No entanto, ao poupar titulares nas 2 restantes foi castigado com 2 derrotas e uma má classificação entre os primeiros classificados. E o pior ainda estaria por vir. O adversário, que poderia ser mais tranquilo, agora é o Estudiantes. Todavia, a equipe argentina não chega a ser um grande bicho papão sendo extremamente dependente das atuações de Verón. Se este estiver inspirado, dificilmente o Libertad conseguirá a vaga. Embora seja outro confronto equilibrado, saio de cima do muro e acredito que Verón levará o Estudiantes até as quartas-de-final e o Libertad pagará por ter poupado jogadores nas duas últimas rodadas do grupo 8.

Jogo H: Caracas (VEN) X D. Cuenca (EQU)

Caracas: Campanha na Libertadores: Pior 1º colocado com 10 pontos (3V, 1E, 2D, 7GP, 4GC, 3S)
               Campanha no Nacional: Líder do Campeonato Venezuelano.

D. Cuenca: Campanha na Libertadores: Melhor 2º colocado com 10 pontos (3V, 1E, 2D, 9GP, 4GC, 5S)
                   Campanha no Nacional: 8º colocado no Campeonato Equatoriano.

Análise: Caracas e D. Cuenca fazem o único confronto entre dois times que obtiveram a mesma pontuação. No entanto, o Caracas foi líder de seu grupo e o Cuenca segundo colocado. Embora o grupo do Cuenca fosse mais fraco, a liderança era mais difícil pois o bicho papão Boca Juniors era companheiro de chave. Já no grupo do Caracas, as quatro equipes tinham boas chances de classificação e, em meio ao equilíbrio da chave, o Caracas garantiu a primeira posição na frente de Chivas, Everton e Lanús, bem mais difíceis do que o Tachíra e o Guarani que o Cuenca deixou para trás. Faltam parâmetros para uma comparação mais objetiva entre as equipes então, pelo fator decisão em casa, aposto no Caracas. Entretanto, não será nenhuma zebra se o D. Cuenca eliminar a 3ª equipe venezuelana na competição, pois já deixou o D. Anzoátegui na pré-Libertadores e o D. Táchira na fase de grupos.

Se meus palpites estiverem certos, as quartas-de-final serão: Grêmio X Caracas; Boca Jr. X Estudiantes; Nacional X Palmeiras; São Paulo X Cruzeiro. E você torcedor celeste? Quais são as suas apostas?