06 out Onde está o Cruzeiro?


Muitos ainda relutam em dizer que 2009 morreu para o Cruzeiro. Alguns ainda alimentam a esperança de ver o time se reerguer no campeonato. Entre aquilo que é suposição e o que é realidade, pergunto: Onde está o Cruzeiro?

Não vou me pautar no discurso de que “já passou da hora do time se reerguer”. Isso é fato, todos sabem. Venho questionar “Onde está o Cruzeiro?” para contar uma história.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Um professor foi quem contou. Paulista, já nos seus 50 anos, explica aos seus alunos mineiros que a admiração pelo Cruzeiro surgiu quando ele ainda era um garoto. Ele conta que a família não gostava de futebol e que, portanto, ele não se preocupava muito com o esporte também. Certo dia encontrou nas ruas de São Paulo um chaveiro do Palmeiras. E decidiu-se torcedor do Palestra. A maior raiva que tinha como torcedor do Palmeiras era ver o Santos de Pelé fazer a festa, deitar e rolar sob seu time de coração. Era derrota atrás de derrota… Certa vez, o professor constatou que havia um time nesse país que, em lugar nenhum, temia o Santos de Pelé. Esse time era o Cruzeiro. O time que jogava de igual para igual com o time do Rei, tanto em Minas quanto em SP, e fazia merecer as suas vitórias. Quem é que nunca ouviu falar do fantástico time celeste que derrotou por 6 x 2 o time santista?

São várias as conquistas históricas desse time grande e vitorioso. Um time que não se intimidava diante dos adversários. Um time que entrava em campo para vencer, sempre. Um time que não cedia o empate aos 47 minutos do segundo tempo. Onde está o Cruzeiro?

Eu bem sei, os jogadores mudaram, a forma de jogar também. O futebol mudou. Mas a essência de um time campeão jamais deveria mudar. Aquela máxima: “em time que está ganhando não se mexe” não existe por acaso. E pode ser aplicada em uma dimensão muito maior do que um simples esquema tático.

Eu acredito que as cinco estrelas que brilham no peito de todo cruzeirense jamais se apagarão. É preciso trazer de volta à Instituição Cruzeiro: aos seus dirigentes, equipe técnica e jogadores a vontade de vencer e acreditar na capacidade que temos em fazer isso.

Recentemente, a equipe do site Oficial do Cruzeiro, divulgou duas outras grandes conquistas do Time da Toca:
– FIFA e Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) reconhecem: CRUZEIRO, O ÚNICO TIME BRASILEIRO ENTRE OS 10 MELHORES DO MUNDO.
– Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS) reconhece: CRUZEIRO, O MELHOR TIME BRASILEIRO DO SÉCULO XX.

Muitos torcedores e principalmente torcedores rivais, vêem esse título como uma coisa banal. Eu, e vários outros, vemos isso como um reflexo da “história de conquistas e vitórias” que nenhum cruzeirense jamais esquecerá. Não cobramos uma reação e não cobramos títulos simplesmente pela vontade de ver nosso time vencer. Ser campeão é um grande detalhe da história celeste que acompanha o time desde 1921. Queremos vencer porque nascemos para isso. O Cruzeiro sempre foi um time vencedor, não estamos e nem devemos nos acostumar a ver o time da Toca suando para sair da 13ª para a 11ª colocação do brasileirão.

E aí? Onde está o Cruzeiro?


Deixe seu comentário, curta e compartilhe





Mais para você