Por que Roth AINDA não caiu?


Só existem três razões para este incompetente ainda estar no comando do Cruzeiro. 

Não vamos ficar enrolando. Devemos ir direto aos fatos.

O Celso Roth ainda é o técnico do Cruzeiro por três motivos bastante simples, que estão “mais ou menos” ligados entre si.

Em primeiro lugar, A DIRETORIA DO CRUZEIRO ESTÁ COM MEDO DE REPETIR OS ERROS DE 2011, quando o Joel Santana foi demitido no meio do campeonato e o time virou uma bagunça nas mãos de Emerson Ávila e Vágner Mancini.

O Roth tem vários defeitos, todos sabem quais são, mas até eu fico me perguntando: será que vale mesmo a pena trocar de técnico agora, diante do risco claro de todos os problemas do ano passado acontecerem de novo? Será que outro treinador, pegando este time “meio que no susto” consegue as três vitórias e um empate, necessárias para o Cruzeiro não correr mais riscos até o final do campeonato?

Pois infelizmente esta é a nossa realidade, afinal, tirando o clássico da última rodada, ainda vamos enfrentar Internacional (casa), Grêmio (fora), Fluminense (fora), Flamengo (fora), Santos (casa), Corinthians (casa) e, da turma que “luta para não cair” jogaremos com Palmeiras (fora), Bahia (casa), Coritiba(casa), Ponte Preta (fora) e Portuguesa (casa).

Em segundo lugar, VAMOS COLOCAR QUEM NO LUGAR? Adílson Batista (que curiosamente ainda está desempregado), Felipão (demitido recentemente), Muricy Ramalho (está mal no Santos), Dorival Júnior (ainda a perigo no Flamengo)…

Estou falando estes nomes, porque um clube como o Cruzeiro precisa ser treinado por técnico decente, de currículo, que tenha carta branca para chegar no time e fazer o que bem entender, afastar quem não presta, dar chances para quem merece, chamar este elenco “na responsa” e exigir atitude.

Em terceiro lugar – e tem a ver exatamente com o que eu disse aqui em cima – QUAL OUTRO TÉCNICO FARIA OS ATLETAS DO CRUZEIRO JOGAREM BEM?

O Roth é o único culpado por “escalar os jogadores”, por “acreditar que Wellington Paulista e Wallyson no ataque vai funcionar”, por “dar chances aos jogadores medalhões contratados enquanto deixa os garotos da base de fora”, entre outras falhas graves.

Mas, depois que o time está em campo, por acaso a culpa é dele? É culpa do Roth se o Wellington Paulista é um incompetente e um inútul em todas as jogadas? NÃO. É culpa do Roth se o Wallyson entra em campo com uma má vontade de dar ódio, aquela cara de moleque “embirrado”, parece uma criança chorona, se arrastando em campo? NÃO.

Assim como também não é culpa do Roth se o Fábio falha DE NOVO em um lance decisivo, porque MAIS UMA VEZ a bola foi cruzada na pequena área e ele foi para a jogada de forma errada, ao invés de mandar para longe, ele bate fraco e a bola cai no colo, de bandeja, para o adversário marcar.

E pra “colocar a cereja no bolo da incompetência” o Fábio ainda sai de campo dizendo que o protesto com as “mãos de alface” não seria coisa de torcedor do Cruzeiro, mas uma coisa mandada de uma meia dúzia, e que vai “orar para Deus”.

Fábio, tenha vergonha nesta sua cara, não misture religião com futebol. Por acaso você é um goleiro ou pretende virar um pastor, pai de santo ou outra coisa parecida?

O Cruzeiro não precisa de sua “reza” ou de suas “orações”. O Cruzeiro precisa é de um goleiro que saiba fazer defesas nos momentos importantes, não de um incompetente ou um falso, que não assume os próprios erros e fica se fazendo de coitadinho. Pare de jogar a responsabilidade nos outros. Reconheça suas falhas, já que você é o “capitão” do time – embora, para mim, você seja um péssimo exemplo de comandante.

O momento é muito difícil e qualquer decisão da diretoria passa pelo dito acima. Mudar o comando é arriscado, o novo técnico precisa ter pulso firme e comando, mas existe uma chance de outro treinador também não conseguir resultados.

Eu, se fosse presidente, dava uma boa pesquisada no mercado, uma verdadeira “sondada” em especial no Adílson Batista e no Felipão, marcaria um almoço ou um jantar com cada um deles e colocaria “as cartas na mesa”, dizendo o seguinte: “Fulano, o nosso elenco é deste jeito, os jogadores que temos são estes, você consegue chegar aqui e, com carta branca nas mãos, montar o time já para o ano que vem”?

Mas o nosso presidente é muito preguiçoso e incompetente para fazer isto.

Que momento este do Cruzeiro…

Abraços a todos