Pré-jogo: Cruzeiro X América (Nem sonhar em tropeçar, mas é necessário não menosprezar)


O Cruzeiro: entrará em campo pela primeira vez após uma semana de treinamentos com Emerson Ávila e a esperança é de que o bom futebol que sumiu durante a estadia de Joel Santana possa voltar.

Pré-jogo: Cruzeiro X América (Nem sonhar em tropeçar, mas é necessário não menosprezar)Independente da qualidade da apresentação, porém, a situação da Raposa na competição não admite novos tropeços e uma derrota neste domingo pode ter consequências catastróficas para o restante do ano como a aproximação da zona de rebaixamento.

Os retornos de Victorino, Diego Renan, Marquinhos Paraná, Charles e Keirrison animam a torcida e indicam que o Cruzeiro pode melhorar seu rendimento a partir deste domingo, mas todo o cuidado é pouco pois…

O América: não tem nada a ver com a crise do Cruzeiro e precisa desesperadamente da vitória para não se afundar ainda mais na lanterna do Brasileirão.

O Coelho cresceu de produção sob o comando de Givanildo Oliveira e vem conseguindo resultados expressivos como as vitórias sobre o Fluminense (3X0) e Vasco (4X1) na Arena do Jacaré, muito embora tenha tropeçado feio contra o Avaí na última rodada cedendo o empate em 2 a 2 após abrir 2 a 0 no placar.

A equipe americana é inconstante e dificilmente dá para saber com antecedência o que ela será capaz de aprontar em uma determinada partida. Justamente por isso não se pode menosprezar o adversário e achar que os 3 pontos já estão garantidos.

Expectativa sobre o jogo: Apesar do América estar mais acostumado a atuar na Arena do Jacaré nas últimas rodadas, dificilmente o Cruzeiro não buscará o controle das ações ao apito inicial da partida.

A presença da torcida celeste deverá impulsionar a equipe ao ataque, mas será necessário todo o cuidado para não se expor demais e deixar o América largar na frente.

O ataque americano é perigoso e costuma deixar a sua marca, mas a defesa é o grande ponto fraco e não costuma sair de campo sem ser vazada. Cabe ao Cruzeiro ter paciência e saber aproveitar as oportunidades que, certamente, aparecerão ao longo da partida.

Escalações:

Cruzeiro: Fábio; Diego Renan, Victorino, Naldo e Everton; Marquinhos Paraná, Charles, Roger e Montillo; Bobô e Ortigoza. Téc: Emerson Ávila.

América: Neneca; Anderson, Micão e Otávio; Marcos Rocha, Dudu, Amaral, Irênio (Rodriguinho) e Gilson; André Dias e Kempes. Téc: Givanildo Oliveira.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ) auxiliado por Kléber Lúcio Gil (SC) e Marrubson Melo Freitas (DF).

Horário e local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG). Domingo , 18 de setembro às 18 horas.

Competição: Campeonato Brasileiro, 24ª rodada.

Retrospecto: Cruzeiro e América já se enfrentaram 11 vezes pelo Campeonato Brasileiro e apesar da frequência absurda de empates, a Raposa leva pequena vantagem no retrospecto.

Além de 7 empates, foram 3 vitórias do time celeste e apenas 1 do Coelho. O Cruzeiro marcou 17 gols e sofreu outros 13.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.