Pré-jogo: Cruzeiro X Atlético-MG: De volta para casa e contra nossa maior vítima no Mineirão


O Cruzeiro: depois de um longo e tenebroso inverno longe de sua casa finalmente reecontrará a sua torcida no espaço que lhe é direito: O Mineirão!

Nesta ausência, o clube chegou a ser vice-campeão nacional, mas é fato que sentiu demais esta distância. Acostumado a erguer troféus a perder de vista no maior estádio de Minas Gerais, a Raposa encontrou dificuldades no período em que este fora, mas 2013 promete muito, especialmente pelo retorno ao Mineirão.

Investimentos em reforços também foram feitos, é verdade, mas muitos deles sequer poderão estar em campo neste domingo. A lista de desfalques é grande e o Cruzeiro não poderá contar com sete jogadores ao todo: Léo, Victorino, Henrique, Lucca, Diego Souza, Martinuccio e Borges.

Apesar dos desfalques, o time que entrará em campo será basicamente o mesmo que treinou durante toda pré-temporada. A exceção fica por conta de Diego Souza, sacado do time por ainda ter sido regularizado na CBF, e pela dúvida de Marcelo Oliveira entre Vinícius Araújo e Anselmo Ramon para comandar o ataque.

Nos testes até aqui, a equipe convenceu, mas também mostrou falhas características de um time em formação. Apoiado por sua torcida, animada por reeencontrar o Mineirão, e com um elenco que, mesmo bem desfalcado, já parece superior ao do último ano, o Cruzeiro certamente vai forte e em busca de um bom resultado no primeiro jogo oficial da temporada.

O Atlético-MG
: começa 2013 com cara de 2012. Com a base mantida, o time que deve iniciar a partida contra o Cruzeiro deve ser basicamente o mesmo que atuou como titular na maior parte dos jogos da última temporada, tendo apenas a presença de Araújo como novidade.

Entrosado e animado pelo bom retrospecto, o Atlético também venceu seus amistosos de pré-temporada, embora tenha tido dificuldades para bater o Guarani de Divinópolis por 3X2, e aposta na velocidade do seu ataque para se impor durante a partida.

A segurança da dupla de zaga também pode ser considerada uma arma, mas sempre é bom lembrar que Réver e Leonardo Silva foram também os titulares da defesa atleticana no 6X1 de 2011.

No entanto, é inegável que o entrosamento pode ser entendido como o principal triunfo do Atlético para a partida. O tiro, porém, pode se voltar contra o próprio clube, como aconteceu no segundo turno do último Brasileirão quando os adversários, acostumados com a forma do time alvinegro atuar, conseguiram segurar as suas principais peças e transformaram a campanha atleticana em um período mediano na segunda metade do campeonato.

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Paulão, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nílton, Everton e Everton Ribeiro; Ricardo Goulart e Anselmo Ramon (Vinícius Araújo). Téc: Marcelo Oliveira.
Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete e Ronaldinho Gaúcho; Araújo, Bernard e Jô. Téc: Cuca.
Horário e local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Domingo, 03 de fevereiro de 2013 às 17 horas.
Competição: 3ª rodada do Campeonato Mineiro (O jogo foi antecipado em função da reinauguração do Mineirão).
Transmissão: Globo Minas e PFC. O Guerreiro dos Gramados faz a cobertura em tempo real no twitter (@GdosGramados) e também em sua página oficial no facebook.
Retrospecto: Cruzeiro e Atlético-MG já se enfrentaram 218 vezes no Mineirão e a vantagem no histórico do confronto é favorável ao time celeste em confrontos no maior estádio de Minas Gerais.

Foram 80 vitórias cruzeirenses contra 69 atleticanas, além de 69 empates, o que atesta a supremacia cinco estrelas nos duelos no Mineirão.