Pré-jogo: Cruzeiro X Atlético-MG (O amistoso mais importante do ano)


Salve nação celeste! Neste domingo acontecerá em Belo Horizonte um dos maiores espetáculos da cidade.: O confronto entre Cruzeiro e Atlético-MG. Todavia, muitos cruzeirenses não estão muito empolgados com esta partida e só pensam no confronto com o Estudiantes na próxima quarta-feira. Mas temos bons motivos para tratarmos o “amistoso” destefinal-de-semana como um jogo especial.

O maior deles éo fato da camisa azul estar em campo. Cruzeirense de verdade torce para o time atéem par-ou-ímpar e quando o confronto é contra o Atlético-MGa torcida se eleva ao quadrado, ainda mais que vivemos a maior série invicta sobre o rival em toda a história e ampliá-la mais uma vez, jogando com o time quase todo reserva, seria uma ótima motivação para o confronto de quarta-feira.

Outro motivo interessante para acompanhar a personalidade é a possibilidade de ver em ação jogadores que voltam de lesão após algum tempo fora, casos de Fabrício, Sorín e Athírson, e os garotos que tem a grande oportunidade de mostrar personalidade e que merecem mais chances no profissional.

Do lado negro da lagoa a motivação principal é voltar a liderança do campeonato após uma queda de produção no campeonato. Todavia, os torcedores rivais estão temerosos, pois sentem que vencer o “amistoso” é obrigação, afinal se isso não acontecer serão 13 jogos sem vencer o rival mesmo quando ele não atuou com a força máxima (e não é a primeira vez que isso acontece nessa série invicta do Cruzeiro). Thiago Feltri é o principal reforço da equipe alvi-negra, já que Júnior vai muito mal na lateral-esquerda, mas poderá atuar novamente no meio.

Torcemos para que seja um jogo de paz, principalmente após a polêmica divisão de ingressos. Qualquer probleminha será motivo para as autoridades cogitarem novamente alterar a divisão das torcidas e matarem a magia de um jogo que envolve todo o estado e que reflete no Mineirão a paixão dos mineiros por suas equipes. E que o Cruzeiro deixe o Galo ainda mais tempo na fila, mostrando que somos capazes de bater o Atlético-MG até com os reservas.

Cruzeiro: Andrey; Jancarlos, Negueti, Anderson e Vinícius; Elicarlos, Fabrício, Fabinho e Bernardo; Zé Carlos e Thiago Ribeiro. Téc: Adílson Batista.

Atlético-MG: Aranha; Marcos Rocha, Werley, Welton Felipe e Thiago Feltri; Renan, Jonílson, Márcio Araújo e Júnior; Éder Luís e Diego Tardelli. Téc: Celso Roth.

Curiosidade da partida: O Cruzeiro não perde para o Atlético-MG em Brasileiros há 5 anos, desde a partida do 2º turno do campeonato Brasileiro de 2004. De lá para cá foram 6 vitórias celestes que reforçam ainda mais a superioridade recente do time azul sobre o rival. Se em 2004 a vitória atleticana serviu para salvar o time da 2ª divisão, as duas vitórias de 2005 foram fundamentais para o rebaixamento do Galo.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.