Pré-jogo: Cruzeiro X Atlético-PR (A única opção é vencer)


Salve nação celeste! A cada rodada que passa as contas são refeitas, a tabela muda e fica cada vez mais difícil iniciar uma arrancada. Os números do Cruzeiro no Brasileirão no pós-Libertadores são regulares e estão levando o clube para uma ascensão lenta na tabela. Mantendo o atual aproveitamento, o Cruzeiro até entrará no grupo dos 10 primeiros até o final do campeonato, mas, sinceramente, é muito pouco para a expectativa do torcedor cruzeirense.

Devido a isso, o Cruzeiro não pode mais dar bobeira no campeonato, especialmente atuando em casa. Se quiser sonhar com Libertadores, o Cruzeiro terá que atingir um aproveitamento por volta de 70% até o fim do campeonato. Para pensar em título, por volta de 80%. Boa parte da torcida (e eu faço parte desse grupo) acredita, já que o time provou no primeiro semestre e em algumas partidas do Brasileirão ser uma das mais fortes equipes do país e os reforços apresentados são de qualidade. Todavia, a vitória em alguns jogos é obrigação para atingir os objetivos e a partida desta quarta-feira é uma dessas partidas.

Enfrentaremos dentro de casa uma equipe que atualmente ocupa a zona de rebaixamento. Em qualquer campeonato do mundo, qualquer time que pense em terminar nas primeras posições sabe que tem que aproveitar quando enfrenta um adversário nesta situação e conquistar uma vitóriae com o Cruzeiro não é diferente, portanto qualquer resultado que não seja a vitória na partida desta quarta-feira não serve.

A grande novidade do Cruzeiro na partida deve ser a escalação do recém-contratado Gil ao lado de Leonardo Silva na zaga. Embora venha da Série B, Gil despertou a expectativa de ser um bom jogador graças a disputa travada com outros clubes por sua contratação. Qualquer um que acompanha o Cruzeiro sabe que uma vaga na zaga titular do time está aberta e Gil tem uma chance de ouro para conquistá-la na partida contra o Furacão.

Outra boa notícia é o retorno de Kléber a equipe titular. O ataque azul sentiu sua falta na partida contra o Grêmio e a expectativa é de que o Gladiador esteja recuperado e volte com tudo nesta partida.

Do lado do Atlético-PR a atração principal é a estreia do técnico Antônio Lopes, o terceiro da equipe na competição. O único desfalque da equipe é o lateral-direito Raul (suspenso) e a grande ameaça é a presença de Paulo Baier e suas cobranças de falta perigosas.

Cruzeiro: Fábio; Diego Renan (Fabinho), Leonardo Silva, Gil e Gérson Magrão; Fabinho (Bernardo) ,Fabrício, Henrique e Marquinhos Paraná; Kléber e Wellington Paulista. Téc: Adílson Batista.

Atlético-PR: Galatto; Nei, Rhodolfo, Bruno Costa e Márcio Azevedo; Valencia, Rafael Miranda, Paulo Baier e Marcinho; Wesley e Wallyson. Téc: Antônio Lopes.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Atlético-PR se enfrentaram 15 vezes com mando de campo celeste pelo Brasileirão. O Cruzeiro venceu 6 partidas, empatou 5 e perdeu 4, marcando 26 gols e sofrendo 18.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.