Pré-jogo: Cruzeiro X Colo Colo (Reação imediata)


Salve nação celeste! O Cruzeiro se prepara para o seu segundo compromisso pela fase de grupos da Copa Libertadores e o pensamento não pode ser nenhum a não ser de vitória após a derrota na partida de estreia para o Vélez Sársfield da Argentina.

O adversário da vez será o Colo Colo, importante equipe do continente, mas freguês histórico do Cruzeiro. Todavia, a equipe chilena é conhecida por dar trabalho para adversários brasileiros e, no último ano, venceu o Palmeiras em pleno Parque Antártica, o que prova que o time merece respeito e atenção.

Atualmente os colocolinos ocupam uma modesta 5ª colocação no Campeonato Chileno, mas foram disputadas apenas 6 rodadas até aqui. No último fim-de-semana venceram o Audax Italiano fora de casa por 3 a 2, mesmo poupando alguns jogadores para a partida desta quarta-feira.

Os chilenos chegaram a Belo Horizonte com alguns problemas que devem se esclarecer apenas na hora da partida. O zagueiro Sebastián Toro e o volante Chárlez Aránguiz reclamam de desgaste muscular e não tem escalação confirmada. Entretanto, a principal ameaça do Colo Colo estará em campo. O armador Macnelly Torres, que esteve perto de ser negociado com algum clube brasileiro, incluindo o Cruzeiro, no início da temporada, ficou no Chile e é a grande esperança para a partida.

Já o Cruzeiro não tem muitas dúvidas paraa partida. Sem poder contar com os suspensos Gil e Gilberto, o time deve ter apenas duas novidades com relação a equipe que enfrentou o Atlético-MG no domingo. Na zaga, Caçapa deve ser o substituto de Gil, enquanto Bernardo e Roger disputam a armação, com leve vantagem para o garoto da base celeste que está melhor condicionado fisicamente.

A esperança é de casa cheia no Mineirão e de uma boa vitória para recuperar terreno na disputa por uma das vagas do Grupo 7 para a próxima fase. Uma derrota seria trágica e dificultaria bastante a classificação. Apoio total no Mineirão para que os guerreiros correspondam em campo. Está é uma batalha que não pode ser perdida.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Caçapa, Leonardo Silva e Diego Renan; Elicarlos, Marquinhos Paraná, Henrique e Bernardo (Roger); Thiago Ribeiro e Kléber. Téc: Adílson Batista.

Colo Colo: Francisco Prieto; Paulo Magalhães, Andrés Scotti, Diego Olate (Sebastián Toro) e Roberto Cereceda; Rodrigo Meléndez, Arturo Sanhueza (Charles Aránguiz), Rodrigo Millar e Macnelly Torres; Esteban Paredes e Cristián Bogado.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Colo Colo se enfrentaram uma única vez no Mineirão pela Libertadores. O confronto foi válido pelas semifinais de 1997 e o time celeste bateu os chilenos por 1 a 0,gol de Marcelo Ramos. Na partida de volta, em Santiago, derrota cruzeirense por 3 a 2, mas vitória por 4 a 1 nos pênaltis e vaga para final.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.