Pré-jogo: Cruzeiro X Democrata (Na batalha da liderança, a vitória é obrigação)


Salve nação celeste invicta em 2009! Nesta quarta-feira o Cruzeiro volta a campo pelo Mineiro e só uma coisa pode passar pela cabeça dos jogadores: o compromisso (e a obrigação da vitória). Após os seguidos tropeços no campeonato e a perda da liderança, o Cruzeiro tem na partida contra o Democrata a chance de terminar a primeira fase deixando uma boa impressão e retomar a confiança perdida nas últimas rodadas. A recuperação da liderança é possível, mas mesmo que não venha, uma boa vitória já mostraria que tudo está voltando para o seu devido lugar.

As informações que circulam na imprensa são de que o Cruzeiro entrará em campo com força máxima, com exceção dos desfalques por lesão ou suspensão (Fábio, Wágner e Thiago Ribeiro). Se isto se confirmar é mais um sinal de que o Cruzeiro deve entrar mordido na partida e em busca de se redimir das últimas (más) atuações. Acredito que, neste jogo, o time mostrará porque é um dos elencos mais fortes do Brasil e retomará o caminho das vitórias. De quebra, acho que o Ituiutaba dará uma força e seremos líderes. No mínimo, a expectativa é de que ao menos o Cruzeiro faça a sua parte.

O Democrata entrará em campo com o objetivo de garantir a classificação entre os 4 primeiros e a vantagem na próxima fase. Para tal fim, a equipe valadarense sabe que precisará vencer já que provavelmente o Rio Branco vencerá o Guarani. No entanto, o empate seria uma garantia de que o time termine pelo menos em 5º e dependendo das circunstâncias não será visto como um mau resultado. Acho que este cenário deve fazer com que o Democrata tenha um primeiro tempo bastante cauteloso e, caso segure o resultado e dependendo dos placares nas outras partidas, pode desejar partir para cima no segundo tempo. O ideal é que o Cruzeiro não permita nenhum tipo de planejamento e logo saia na frente. A partir daí, a tendência é de que as coisas fiquem fáceis e novos gols possam sair. A máquina só não pode emperrar como contra o Tupi e o América.

Para abrir os espaços na defesa valadarense o Cruzeiro deve lançar como titular o garoto Bernardo, atendendo aos pedidos da torcida. Será a grande chance para Bernardo provar que merece o apoio que vem recebendo, embora não possa ser queimado por uma má atuação. É a hora de o jovem mostrar que, definitivamente, o Wágner tem uma sombra a altura (ou até superior no elenco).

A provável escalação do time para a partida, se Bernardo for confirmado como titular, será: Andrey; Jonathan, Gustavo, Leonardo Silva e Sorín; Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires e Bernardo; Wellington Paulista e Kléber.

Já o Democrata deve entrar com: Santiago; Geison, Riso, Weldes e Fabiano; Leandro, Sandro Manoel (grande destaque da equipe que pertence ao Cruzeiro), Rodrigo e Róbson; Allan e Anderson Patrick.

Curiosidade da partida: O Cruzeiro não perde para o Democrata há quase 14 anos, quando o Democrata venceu o Cruzeiro por 2 a 1 pelo Campeonato Mineiro de 1995. De lá para cá, os dois times se enfrentaram 14 vezes, com 11 vitórias do Cruzeiro e apenas 3 empates. O último confronto ocorreu pelo Mineiro do ano passado e a equipe celeste venceu por 2 a 1, em Governador Valadares, gols do Cruzeiro marcados por Marcelo Moreno e Apodi.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.