Pré-jogo: Cruzeiro X Grêmio (É hora de corresponder ao apoio da torcida)


Salve nação celeste! Mais uma vez o Cruzeiro chega a uma rodada onde as chances de entrar no G-4 são boas. Nas últimas duas rodadas a possibilidade até existiu, mas enquanto a derrota do Fluminense impediu que entrássemos no grupo dos 4 primeiros, a vitória sobre o Sport combinada aos outros resultados não permitiu que essa entrada acontecesse na última rodada.

Pela terceira rodada seguinte, no entanto, o Cruzeiro tem o G-4 ao alcance. Vencendo o Grêmio, o time precisará de uma derrota do Flamengo para o Náutico ou um empate do Atlético-MG contra o Coritiba para chegar ao posto de classificados para a Libertadores. Se os três resultados se combinarem, ainda por cima, o time terminará a rodada na 3ª colocação.

De nada adianta fazer contas, entretanto, se o Cruzeiro não vencer a partida. Mais uma vez a torcida lotará o Mineirão este ano e não é hora para mais uma decepção como nas derrotas para o Estudiantes e para o Fluminense. Para vencer o Grêmio, além do apoio da torcida, o time contará com praticamente todo elenco, sendo desfalques certos apenas Kléber e Caçapa. Guerrón, queera dúvida, terminou cortado.

Do lado gaúcho, alguns desfalques importantes. Jonas, Mário Fernandes, Léo e Souzanão jogam. 4 dos destaques de uma equipe que tem sérias dificuldades em atuar fora de casa, mas que é bastante perigosa. De técnico novo, após a saída de Paulo Autuori, é de se esperar um adversário que, mesmo sem maiores pretensões no campeonato, deve buscar a vitória, principalmente em razão da rivalidade ampliada das duas equipes após o confronto na semi-final da Libertadores.

A hora é essa Cruzeiro. Vencendo neste sábado até mesmo o título seguirá sendo possível. Façamos nossa parte. Os adversários a gente confere depois.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Adílson Batista.

Grêmio: Victor; Willian Thiego, Réver, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Fábio Rochemback e Tcheco; Douglas Costa e Maxi López. Téc: Marcelo Rospide.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Grêmio já se enfrentatam 13 vezes com mando de campo cruzeirense em campeonatos brasileiros e o retrospecto é amplamente favorável ao Cruzeiro. Foram 11 vitórias e apenas 1 empate e 1 derrota. O Cruzeiro marcou 31 gols e sofreu apenas 9.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.