Pré-jogo: Cruzeiro X Santo André (O grito por Adílson ecoará nas arquibancadas)


Salve nação celeste! A coluna do pré-jogo tradicionalmente pretende apenas fazer um relato sobre os objetivos do Cruzeiro naquela partida, mas hoje, em meio ao atual momento do Cruzeiro, ela terá uma proposta diferente. Ela iniciará porum apelo à torcida cruzeirense.

Acompanho com tensão as últimas notícias sobre o Cruzeiro. A demora na renovação do contrato de Adílson Batista e agora de Marquinhos Paraná tiram o sono da maioria da torcida celeste. Conforme recente pesquisa na comunidade do Cruzeiro, mais de 70% dos votantes apóia a permanência de Adílson no ano que vem e acho que chegou a hora dessa vontade aparecer na arquibancada.

Uma campanha foi lançada hoje na comunidade do Orkut e a coluna aproveita para apoiar e ficar na expectativa de vê-la com sucesso na partida contra o Santo André. O grito já foi composto: ADILSON NÃO VAI EMBORA NÃOOOOOOOO, COM VC O CRUZEIRO É CAMPEÃOOOOOO. Representantes da TFC já sinalizam levar faixas em apoio ao jogo também.

Mas falemos agora da partida. O Cruzeiro entra em campo para uma nova série de partidas em casa. Nesta semana, o Cruzeiro fará 2 partidas no Mineirão e tem boas chances para se aproximar ainda mais das cabeças, podendo até terminar a semana na liderança (com uma boa dose de otimismo). Os desfalques de Fernandinho e Gil, além dos já afastados há algum tempo como Leonardo Silva e Wellington Paulista, são importantes, mas o time que entra em campo é mais do que favorito para sair de campo com a vitória.

O Santo André, no entanto, vem embalado por uma bela vitória contra o Palmeiras por 2 a 0, dois gol de Nunes. No entanto, dois dos destaques da equipe andreense na partida, Camilo e Wanderley, pertencem ao Cruzeiro e não poderão entrar em campo. A equipe paulista luta contra o rebaixamento e precisa da vitória para garantir a permanência fora da zona do rebaixamento após a rodada.

Acontece que o Cruzeiro não tem nada a ver com isso e só pode pensar na vítória para manter os seus objetivos no campeonato. Com apoio da torcida (espero que em qualquer circunstância de jogo, cornetas fiquem em casa), o Cruzeiro tem tudo para sair de campo com os três pontos e botar um pouco mais de pressão nos líderes do campeonato.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Cláudio Caçapa, Thiago Heleno e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná e Gilberto; Guerrón e Thiago Ribeiro. Téc: Adílson Batista

Santo André: Neneca; Rômulo, Cesinha, Marcel e Elvis (Ávine); Ricardo Conceição, Fernando, Marcelinho Carioca e Júnior Dutra; Pablo Escobar e Nunes. Téc: Sérgio Soares

Curiosidade da partida: É a primeira vez que as duas equipes se enfrentam no Mineirão. No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez na história no estádio Bruno Jose Daniel, em Santo André. Vitória celeste por 2 a 0.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.