21 fev Pré-jogo: Cruzeiro X Uberaba (Mistão encara o Zebu)


Nosso Cruzeiro entra em campo hoje contra o Uberaba pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro. A missão da equipe, que será um mesclado de reservas com jogadores como Ramires, que não jogou quinta, com Kleber, suspenso da próxima partida do Cruzeiro na Libertadores , é manter o Cruzeiro com 100% de aproveitamento e ainda mais consolidado na liderança, pois, mesmo perdendo, o Cruzeiro não deixa este posto nesta rodada.

Ao contrário do que parte da imprensa vem noticiando o Cruzeiro ainda não está matematicamente classificado. Segundo o site chance de gol, site especializado em estatísticas sobre futebol, uma equipe que termine a 1ª fase com 15 pontos, atual pontuação do Cruzeiro, tem 98,9% de chance de classificar para as quartas-de-final. Embora isso signifique que o Cruzeiro ainda não está classificado, demonstra que apenas uma tragédia, mesmo que o Cruzeiro perca todos os 6 jogos que faltam, o que não vai acontecer, deixa o Cruzeiro de fora da próxima fase.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O objetivo do jogo hoje é, portanto, levar o Cruzeiro aos 18 pontos, colocando o Cruzeiro com mais de 99,9% de chance de classificação para a próxima fase e mais perto de garantir o primeiro lugar nesta fase em busca de vantagens no mata-mata e de maior tranqüilidade para se concentrar na Libertadores. Contas como as de cima são desnecessárias, afinal não há a menor chance de ficarmos de fora. Mas servem para criar algum estímulo em um jogo de um torneio que, em 12 equipes, 8 passam para segunda fase.

O adversário de hoje, o Uberaba, não vem de uma má campanha no campeonato. A única decepção do time até aqui foi uma goleada por 4 a 1 para o Atlético, construída em 10 minutos de desatenção da equipe zebu. Após as duas primeiras partidas da rodada, o Uberaba encontra-se na 8ª colocação, com 6 pontos (vitórias sobre Uberlândia e Social). O objetivo da equipe na competição é se classificar para a próxima fase, mas uma derrota hoje, dependendo dos outros resultados, pode colocar o time próximo da zona de rebaixamento. O Uberaba precisa buscar a vitória se não quiser complicar sua vida no campeonato e, por jogar em casa, deve se expor mais do que o normal das equipes do interior quando enfrentam o Cruzeiro. Mesmo jogando com apenas um atacante, o Uberaba, cujo maior destaque é o goleiro Laílson, ex-América, vai oferecer brechas para que o Cruzeiro crie suas chances de gol.

Cabe ao Cruzeiro aproveitar os espaços cedidos pela equipe da casa e sair de Uberaba praticamente classificado e ainda mais líder para seguir rumo a Quito, onde daremos mais um passo rumo a América. Ah. E não se enganem pensando que o esquema de três zagueiros, que provavelmente será utilizado hoje, é retranca do Adílson. É apenas uma forma de dar oportunidade para que os três zagueiros não utilizados contra o Estudiantes possam mostrar serviço e ganhar ritmo de jogo. O Cruzeiro, com certeza, irá a Uberaba pra vencer.

Curiosidade da partida: O Uberaba nunca conseguiu vencer o Campeonato Mineiro. A melhor colocação da equipe foi o 3º lugar, em 1966, 1973 e 1983. O Cruzeiro venceu dois destes campeonatos, o de 66 e o de 73, sendo o Atlético o campeão de 1983. O Uberaba voltou ao Módulo I no ano passado, quando terminou em 9º lugar e foi derrotado pelo Cruzeiro por 4 a 0 no Mineirão, na primeira rodada do ano passado, gols de Wágner (2) e Thiago Heleno (2) que deverão ser poupados hoje.


Deixe seu comentário, curta e compartilhe





Mais para você