Pré-Jogo: Cruzeiro x URT (Reencontro com a torcida e o Mineirão)


O Cruzeiro: inicia a disputa pelo título do Campeonato Mineiro 2016. O primeiro adversário estadual da equipe cinco estrelas é outro time que joga de azul, a União Recreativa dos Trabalhadores, ou simplesmente, URT, de Patos de Minas. Mesmo sendo uma competição, valendo três pontos e classificação, o Mineiro também deve ser o laboratório do técnico Deivid de Souza, para corrigir os defeitos e reforçar as qualidades do estilo de jogo ofensivo, já visto na estreia oficial contra o Criciúma, pela Copa Sul-Minas-Rio (ou Primeira Liga, como queiram).

O campeonato é curto, e mesmo com o abismo de planejamento financeiro entre as equipes do interior e da capital, cada vez mais as equipes menores buscam surpreender os times de BH, já que se preparam para o campeonato bem antes, já que para algumas, é o único torneio em disputa do ano.

Dos reforços, Deivid poderá contar três para o jogo contra a URT, no Mineirão. (Juan) Sánchez Miño, Rafael Silva e Douglas Coutinho estão entre os 20 relacionados para o reencontro com a torcida no Mineirão. Dedé será a única mudança de Deivid na equipe que empatou contra o Criciúma no Heriberto Hülse na quarta-feira. O zagueiro ficou fora da estreia no torneio regional e retoma a titularidade após se recuperar durante toda a temporada de 2015 de lesão, ocupando o lugar de Bruno Rodrigo.

A URT: terminou o Módulo I em 2015 na oitava posição, e garantiu a permanência na primeira divisão em 2016. Nesta temporada, o Trovão teve apenas uma vitória em seus três amistosos de pré-temporada, em meio a turbulências nos bastidores. Nos três amistosos, a equipe perdeu para o CRAC por 2 a 1 em Catalão (GO), venceu o Uberaba por 1 a 0 em casa, mas perdeu o clássico para o Mamoré, por 1 a 0. O técnico Edson Porto, anunciado em outubro de 2015 e que ajudou a montar o elenco, pediu demissão após entrar em conflito com a diretoria. Ademir Fonseca foi contratado e vai comandar a equipe no campeonato.

Não é uma “exclusividade” do Cruzeiro  ficar sem os reforços pela não regularização de jogadores que vieram do exterior. A URT também terá problemas, e ficará sem quatro jogadores: o volante Rodrigo Possebon, os meias Jackson e Leomir, além do lateral-esquerdo Rodrigo Crasso, que também está contundido.

Possebon é um dos três destaques entre as contratações da URT, e foi um dos primeiros nomes anunciados pelo clube, em outubro do ano passado. O volante tem passagens pelo Santos (campeão da Copa do Brasil de 2011 com Neymar e PH Ganso) e Manchester United, em 2008. Os outros dois jogadores foram relacionados pelo técnico Ademir Fonseca e viajaram para Belo Horizonte: o zagueiro Daniel Marques (ex-Atletico-MG) e o atacante Fábio Santos (ex-Botafogo).

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Manoel, Dedé e Fabrício; Henrique e Ariel Cabral; Marcos Vinícius, De Arrascaeta e Alisson; Willian. Téc: Deivid de Souza.

URT: Follmann, Alex Murici, Mauro Viana, Robinho e Fabinho; Leandro, Ramos, Carlos Magno e Gabriel Davis; Balotelli e Fábio Santos. Téc: Ademir Fonseca.

Arbitragem: Gabriel Murta Barbosa Maciel (CBF/FMF), auxiliado por Pablo Almeida Costa (Aspirante FIFA/MG) e Magno Arantes Lira (CBF/FMF).

Horário e local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Domingo, 31 de Janeiro de 2016 às 17:00

Motivo: Campeonato Mineiro. 1ª rodada.

Transmissão: TV Globo Minas (para MG, exceto Varginha) e Premiere. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seu canal oficial no Facebook e no twitter @GdosGramados

Retrospecto: Cruzeiro e URT se enfrentaram 17 vezes no Campeonato Mineiro e o Trovão nunca venceu a equipe estrelada. São 16 vitórias celestes e um empate. A última partida, realizada em 29 de março de 2015, o Cruzeiro venceu por 2 a 0 em Patos de Minas, com gols de Marquinhos e Joel.

por: Matheus Tavares Rodrigues