Pré-jogo: Cruzero X Deportivo Quito (9 jogos para a América! 11 jogos para o Mundo!)


Salve nação celeste! Há pouco mais de dois meses, mais precisamente no dia 19 de abril, o Cruzeiro estreava na Libertadores contra o Estudiantes no Mineirão. A vitória por 3 a 0 na partida de estreia do Kléber deixou a torcida esperançosa de que a temporada 2009 seria fantástica.

Passados dois meses chegamos a partida final da primeira fase da Libertadores ainda não classificados para a próxima fase. O gol de empate sofrido no último minuto contra o Deportivo Quito foi o grande responsável por não termos chegado nesta rodada com o status de classificado. E nesta quarta novamente teremos os equatorianos pela frente.

Só que desta vez a expectativa é de uma partida bem diferente. No Mineirão, os equatorianos não conseguirão repetir a catimba que fizeram na partida de ida, e que culminou na expulsão de Fabrício e de Wellington Paulista, já que dependem da vitória para seguir na Libertadores ou de um empate e contar com uma improvável vitória do Universitário de Sucre por pelo menos 6 gols de diferença sobre o Estudiantes. Para nós, o empate já é suficiente para carimbarmos nossa vaga nas oitavas-de-final.

Suficiente, mas muito pouco diante das expectativas que temos para a próxima fase. Um empate poderia tirar o Cruzeiro da liderança e nos condenar a já perder a vantagem de decidir em casa nas oitavas-de-final, além de nos colocar contra um time líder de seu grupo. Por este motivo, a torcida celeste comparecerá ao Mineirão e não esperando nada que não seja uma vitória.

E, sinceramente, não acredito que o time do Deportivo Quito consiga resistir ao Cruzeiro na partida desta quarta-feira. Já na primeira partida o time celeste demonstrou ser superior ao equatoriano não saindo de campo com a vitória devido às expulsões e o recuo inevitável provocado por elas. No Mineirão, a história tende a ser diferente, ainda mais por contarmos com praticamente todo elenco a disposição. Apenas Fernandinho, Sorín e, talvez, Thiago Heleno não estarão em campo. Do lado da equipe de Quito, os desfalques são o goleiro Ibarra, suspenso, e os lesionados Corozo (lateral-direito) e Mandra (atacante). O grande destaque da equipe, o meia Luis Saritama, deve jogar, mas é dúvida e está em recuperação de lesão.

Empurrado pela torcida, a expectativa é de que vençamos o Deportivo Quito até com relativa facilidade. Uma boa vitória nos ajudaria na briga por nos classificar bem entre os primeiros colocados, já que nosso saldo não é dos melhores depois da derrota para o Estudiantes. Que nossos jogadores tenham uma boa atuação, mantenham a cabeça no lugar (Libertadores tem catimba) e façam os jogadores do Deportivo até perderem o rumo de casa é o nosso desejo para esta partida frente ao apenas 7º colocado do Campeonato Equatoriano após 11 jogos.

O Cruzeiro deve escalar: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno (Anderson), Leonardo Silva e Gérson Magrão; Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Kléber e Wellington Paulista.

O Deportivo Quito: García; Esterilla, Checa, Caicedo e Isaac Mina; Edwin Tenorio, Daniel Mina, Minda, Donoso e Saritama; Preciado. Técnico: Rubén Darío Insúa.

Curiosidade da Partida: Todas as vezes que o Cruzeiro enfrentou uma equipe equatoriana no Mineirão pela Libertadores o time saiu de campo com a vitória. Foram três partidas e os placares foram Cruzeiro 4X1 LDU (1976); Cruzeiro 2 X 1 El Nacional (Cruzeiro venceu por 5 a 3 nos pênaltis 1997); Cruzeiro 4 X 1 El Nacional (2001). Das três Libertadores em que o Cruzeiro enfrentou clubes equatorianos, em duas o Cruzeiro foi campeão (1976 e 1997).

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.