Pré-jogo: Deportivo Itália X Cruzeiro (Nem pensar em tropeço)


Salve nação celeste! Tudo pronto para o 3º desafio do Cruzeiro pela fase de grupos da Libertadores. Embora fora de casa, o Cruzeiro não pode nem sonhar com um tropeço, pois a equipe venezuelana é nitidamente a mais frágil do grupo e qualquer tropeço contra este adversário pode ser fatal.

De nada adianta reclamar que caímos nos grupo mais difícil da primeira fase se não fizermos a tarefa de bater o time que terá mais dificuldades em conquistar alguns pontos. Mesmo com a melhora recente do futebol venezuelano, suas equipes ainda são muito frágeis, a exemplo do Caracas, o melhor time do país, que perdeu para o Flamengo na noite de ontem por 3 a 1, mesmo atuando em casa e com um jogador a mais.

A missão dos guerreiros celestes hoje, portanto, é clara. Trazer a vitória a qualquer custo. Apesar de não contar com jogadores como Fabrício e Gilberto, o time do Cruzeiro deve buscar impor sua superioridade e, na base do toque de bola, envolver os adversários e conquistar os três pontos.

O Deportivo Itália, no entanto, não deve ficar apenas na retranca. Após perder os dois primeiros jogos pelo placar de 1 a 0, os jogadores da equipe passaram a acreditar que é possível enfrentar os rivais do grupo de igual para igual. Sem grandes destaques individuais, o time se baseará no conjunto para tentar surpreender o Cruzeiro, ou seja, muito pouco para oferecer. Um time que quer ganhar a América não pode deixar escapar a vitória em um confronto deste.

Deportivo Itália: Liebeskind; McIntosh, Marcelo Maidana, Javier López, Rafael Lobo; Gianfranco Di Julio, Jiménez; Hernández, Urdaneta; Blanco e Cristian Cásseres. Téc: Eduardo Saragó.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Diego Renan; Henrique, Pedro Ken, Marquinhos Paraná e Roger; Kléber e Thiago Ribeiro. Téc: Adílson Batista.


Curiosidade da partida: Cruzeiro e Deportivo Itália já se enfrentaram em Caracas pela Libertadores. A partida foi disputada em 1967, ano da primeira participação celeste na Libertadores. Com gols de Tostão (2) e Evaldo, o Cruzeiro venceu por 3 a 0.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.