Pré-jogo: Estudiantes X Cruzeiro (10 jogos para a América, 12 jogos para o Mundo!)


Salve nação celeste invicta em 2009! Após selar nossa classificação para as semi-finais do Campeonato Mineiro é chegada a hora de voltarmos nosso olhar para a Libertadores, nosso maior objetivo neste primeiro semestre. E pela primeira vez enfrentamos neste ano um adversário em uma circunstância em que a manutenção de nossa invencibilidade parece ameaçada. Uma derrota não seria o fim do mundo, mas uma vitória seria uma grande demonstração de que o Cruzeiro está preparado para grandes desafios.

Após os resultados desta terça-feira fiz minhas contas na tabela dinâmica da Libertadoresoferecida pela Globo. Não revelarei os resultados quecoloquei, mas segundo a minha expectativa para os próximos jogos o Cruzeiro se classificará como 3º melhor 1º colocado enfrentando o Colo Colo, 6º melhor 2º nas oitavas. Acho que dá pra vir um adversário mais tranquilo não?

Mas voltando a partida contra o Estudiantes devemos considerar este jogo como um grande teste para nossa invencibilidade na temporada. Torcida e tradição argentina, além deVerón,estarão em campo e representam perigo, mesmo que o Estudiantes não esteja fazendo umaboa campanhano Campeonato Argentino onde ocupa apenúltima colocação com 6 pontos em 8 jogos (1 vitória, 3 empates e 4 derrotas) . No entanto, a partida de amanhãé decisiva para os argentinos, já que uma derrota complica bastante a vida do Estudiantes na busca de uma vaga na próxima fase.

O caráter da partidade amanhã dependerá, portanto, da postura do Cruzeiro em campo, uma vez que o Estudiantes terá que buscar o resultado eirá para cima. Comoo empate é um resultado bastante atrativo para o Cruzeiro em termos de garantir a liderança do grupo e a vaga na próxima fase, pode ser que o Cruzeiro adote uma postura contida. Todavia, se o Cruzeiro almejade fato a melhor campanha da primeira fase serámais que necessária uma vitória e aí uma postura mais ofensivacriando um jogo mais franco.

Acredito mais nesta segunda opção,mas como o Adílson não adianta a escalação do time fica difícil traçar este tipo de especulação. A imprensatem especulado a repetição do esquema com 4 volantes no meio de campo, como na partida contra o Tupi. Acho queseria uma alternativa interessante, já que a partidado último domingo demonstrou que o sistemafortalece a marcação e não mata o poder ofensivo da equipe.Neste caso, o Cruzeirodeve jogar com: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gérson Magrão; Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná e Ramires; Soares eWellington Paulista. Os desfalques são Andrey, Fernandinho, Thiago Ribeiro, Wágner, Sorín e Gustavo (machucados), além de Kléber (suspenso).

Já o Estudiantes devecomeçar a partida com: Andújar; Angeleri, Cellay, Desábato, iberbia (Juan Díaz); Pérez, Braña, Verón e Benítez; Boseli e Calderón(Gastón Fernandez).

Que o Cruzeiro consiga fazer um belojogo e traga avaga para as oitavas na bagagem de presente para nós.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.