Pré-jogo: Flamengo X Cruzeiro (Para pensar em Sul-Americana, tem que vencer)


O Cruzeiro: entrará em campo pressionado neste domingo. As vitórias de Atlético-MG e Bahia praticamente tiraram as duas equipes da briga contra o rebaixamento e, de quebra, deixaram a Sul-Americana bem longe do time celeste.

Pré-jogo: Flamengo X Cruzeiro (Para pensar em Sul-Americana, tem que vencer)Para a rodada não ser desastrosa, a Raposa terá que vencer de qualquer jeito. Para isso, o Cruzeiro contará com o retorno de Fabrício ao time titular e a esperança de que o clube finalmente possa quebrar o fantasma do Engenhão e vencer no estádio.

O Flamengo: por sua vez entrará em campo com a pressão reduzida. O sábado foi ótimo para o rubro-negro carioca e as derrotas de São Paulo e Botafogo aumentaram significativamente as chances do time na competição.

Sem poder contar com Willians, afastado por ato de indisciplina, o Flamengo aposta suas fichas na dupla Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho para vencer e voltar a briga pelo título ou pelo menos ficar mais perto de uma vaga na Libertadores.

Expectativa sobre o jogo: A pressão por uma vitória no Flamengo é grande, mas não chega perto da necessidade do Cruzeiro de vencer. O título é missão difícil para os rubro-negros e a Libertadores ficou bem perto depois da rodada deste sábado, ou seja, o Flamengo pode jogar com calma e esperar que o desespero celeste crie os espaços necessários para chegar ao gol.

Ao Cruzeiro cabe, portanto, saber se postar desde o apito inicial e impedir que os talentos individuais da linha ofensiva flamenguista tenham espaço para pensar a partida. Sair na frente obrigaria o Flamengo a se lançar ao ataque e tornaria a missão de vencer mais fácil, mas ter paciência e conter as investidas adversárias deve ser a prioridade do time de Mancini.

Escalações:

Flamengo: Felipe, Leo Moura, Alex Silva, Welinton e Júnior César; Airton, Maldonado, Thomas e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid. Téc: Vanderley Luxemburgo.

Cruzeiro: Fábio, Marquinhos Paraná, Leo, Victorino e Diego Renan; Fabrício, Charles (Vítor), Roger e Montillo; Anselmo Ramon e Farías. Téc: Vágner Mancini.

Horário e local: Engenhão, Rio deJaneiro (RJ). Domingo, 06 de novembro às 17 horas.

Competição: Campeonato Brasileiro, 33ª rodada

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por José Chaves Franco Filho (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS).

Retrospecto: A velha freguesia do Flamengo, mesmo quando atua em seus domínios, aumenta a esperança de um triunfo cinco estrelas neste domingo.

Em 21 partidas disputadas com mando de campo rubro-negro pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro venceu 10, empatou 4 e perdeu apenas 7. A Raposa marcou 27 gols e sofreu outros 29.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.