Pré-jogo: Flamengo X Cruzeiro (Vencer e confirmar a reação)


O Cruzeiro: melhorou o astral nesta semana ao vencer a Portuguesa na quarta-feira, mas ainda está longe de passar ao torcedor a sensação de ser um time confiável e que pode arrancar nas últimas rodadas mirando uma vaga na Libertadores.

Ao entrar em campo no Engenhão neste sábado, a Raposa estará sendo vista com ressalvas, porém uma vitória em solo carioca, aliada a um possível tropeço do Vasco, pode ser o combustível que falta para o torcedor voltar a acreditar em sonhos mais altos.

Independente disto, é fato que o Cruzeiro ainda não garantiu a permanência na Série A na próxima temporada, o que é o objetivo mais imediato do clube. Com o retorno de Ceará e a provável estreia de Martinuccio como titular, o time fica mais forte, porém precisará provar no gramado para, assim, voltar a conquistar um pouco mais da expectativa de um bom fim de ano na torcida cinco estrelas.

O Flamengo: ameaçou uma reação após a chegada de Dorival Junior, mas o time não emplaca e vive no segundo turno o drama de ver a zona de rebaixamento se aproximar e as marcas negativas de uma equipe que é penúltima colocada até aqui nesta metade da competição.

Para piorar a situação, a equipe carioca não poderá contar neste sábado com os gringos Gonzales e Cáceres, peças importantes em seu esquema, além dos suspensos Wellington, Renato Abreu e Amaral, o que obrigará o treinador rubro-negro a compor o time com pratas da casa.

É enganoso, no entanto, pensar que tal situação deixa o time flamenguista fragilizado, afinal garotos como Frauches, Mateus e Adryan tem atuado bem e rendido até mais que os titulares em algumas oportunidades. O desentrosamento da equipe, porém, pode pesar e ser o fator fundamental para que o Cruzeiro alcance a vitória.

Flamengo: Felipe, Wellington Silva, Frauches, Renato Santos e Ramon; Airton, Ibson, Cleber Santana e Léo Moura; Vagner Love e Liédson. Téc: Dorival Junior.

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Léo, Mateus e Everton; Leandro Guerreiro, Willian Magrão, Marcelo Oliveira e Montillo; Martinuccio e Anselmo Ramon. Téc: Celso Roth.

Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Bruno Boschilia e João Patrício de Araújo.

Horário e local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ). Sábado, 13 de outubro de 2012 às 18:30.

Competição: Campeonato Brasileiro, 30ª rodada.

Retrospecto: O Flamengo é um velho freguês do Cruzeiro e a prova disso é a vantagem da Raposa no retrospecto do Campeonato Brasileiro, mesmo levando em conta apenas as partidas em que a equipe rubro-negra foi mandante.

Em 22 jogos realizados nestas condições, o time celeste venceu 10, empatou 4 e perdeu 8, mas, curiosamente, a vantagem no número de gols marcados é flamenguista. 34 contra 28 do Cruzeiro.