Pré-jogo: Fluminense X Cruzeiro (Para continuar subindo)


Salve nação celeste! Mais uma rodada do Brasileirão se aproxima e novamente o Cruzeiro atuará longe dos seus domínios. O adversário será um bastante desfalcado Fluminense que tem tido grandes dificuldades no campeonato e se tornou um morador permanente da zona de rebaixamento.

Todavia, não faltará ao nosso adversário motivação. Na última quarta-feira, a equipe carioca estreou o técnico Renato Gaúcho e suas alterações no time titular foram capazes de tornar o Fluminense uma equipe mais perigosa do que vinha sendo. Além disso, atuando em casa o tricolor se vê na obrigação de reagir no campeonato para mostrar sinais de força na briga contra o rebaixamento. O grande problema do Fluminense para a partida são os muitos desfalques. Fred, Cássio, Alan, Diguinho e Tartá não enfrentam o Cruzeiro e Renato Gaúcho terá que fazer muitas modificações no time que entrará em campo. O técnico, porém, contará com jogadores importantes para a partida, especialmente Conca, um dos melhores meias atuando no país.

AoCruzeiro, no entanto,cabe tomar ciênciados desfalques do rivale aproveitar que a situação é praticamente inversa a do Fluminense, afinal Leonardo Silva, Thiago Heleno e Athírson estão de volta enquanto apenas Fabrício, dos que entraram em campo contra o Santo André, ficará de fora. Na equipe titular, a única provável alteração é a entrada de Thiago Ribeiro no lugar de Wellington Paulista.

A vitória no Maracanã será suficiente para, ao menos,aproximar o Cruzeiro dos dez primeiros do campeonato e manter a equipe firme na escalada na classificação. Jogando com a mesma disposição que contra o Santo André, o Cruzeiro terá tudo para voltar a Belo Horizonte com mais três pontos.

Fluminense: Fernando Henrique; Ruy, Luiz Alberto, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro, Fabinho, Marquinho e Darío Conca; Maicon e Kieza. Téc: Renato Gaúcho

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gérson Magrão; Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Bernardo; Kléber e Thiago Ribeiro. Téc: Adílson Batista

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Fluminense se enfrentaram 21 vezes com mando de campo do tricolor carioca pelo Campeonato Brasileiro. Embora o retrospecto seja equilibrado, oCruzeiro leva desvantagem com5 vitórias, 9 empates e7 derrotas, tendo marcado21 gols e sofrido 28. Todavia, no último Brasileirão, a vitória no Maracanã, pelo placar de 3 a 1,foi do Cruzeiro.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.