Pré-jogo: Internacional X Cruzeiro (Brasileirão começa com os olhos voltados para a América)


Salve nação celeste! O Brasileirão começa neste domingo para o Cruzeiro e muita gente não deve nem estar lembrando deste detalhe. A euforia pela vitória sobre o Nacional e a expectativa pelos duelos contra o São Paulo praticamente roubam nossa atenção e impedem que pensemos em outra coisa. Todavia, esquecer completamente da partida contra o Internacional seria um erro com potencial para custar caro.

Ano passado o Cruzeiro esteve perto do título do Brasileirão e é até possível afirmar que o campeonato dificilmente teria escapadose não fosse o hábito de poupar titulares durante a disputa da Libertadores. No Mineiro deste ano, a mesma decisão condenou o clube a se despedir ainda nas semi-finais da competição. Mesmo assim, ainda somos tentados a poupar nossos melhores guerreiros pensando na batalha mais importante.

Adílson, no entanto, não parece disposto a poupar todo o time. As lições do passado fizeram com que o técnico repensasse esta postura e resolvesse poupar apenas os mais desgastados como Fabrício, que há pouco tempo retornou de lesão e não suportou os 90 minutos no Uruguai. A expectativa, portanto, é de um time competitivo com chances de ir à Porto Alegre e conseguir uma vitória.

As chances ficam ainda maiores quando nos lembramos que o Internacional adotará a prática de poupar seus atletas. O técnico Jorge Fossati comandou o Inter no último treino preservando nove titulares, também de olho na Libertadores. Mesmo assim, o Inter conta com um bom elenco e a equipe que entrará em campo tem potencial para complicar as coisas.

No fim das contas, no entanto, os dois times provavelmente entrarão em campo mais preocupados com os duelos de quarta-feira. Quem mostrar mais interesse neste confronto larga com vantagem na busca pelos 3 pontos. Nas escalações, o Cruzeiro parece mais motivado. Tomara que isso se confirme na prática, afinal a vitória neste jogo vale o mesmo tanto que nas outras 37 rodadas.

Internacional: Lauro, Ronaldo Alves, Ronaldo Conceição, Fabiano Eller, Arílton, Glaydson, Guiñazu, Giuliano e Kleber, Taison e Kleber Pereira. Téc: Jorge Fossati.

Cruzeiro: Fábio, Elicarlos, Gil, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro (Kléber) e Wellington Paulista. Téc: Adílson Batista.

Curiosidade da partida: Em 24 confrontos com mando de campo Colorado pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro obteve apenas 3 vitórias. O Inter venceu outras 14 partidas e ainda aconteceram 7 empates. No total, o Inter marcou 35 gols e sofreu apenas 15.

Todavia, a última visita do Cruzeiro ao Beira-Rio foi marcante na arrancada rumo à conquista de uma vaga para a atual edição da Libertadores. Com show de Gilberto, o Cruzeiro venceu por 3 a 2 em partida válida peolo 2º Turno do último Campeonato Brasileiro.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.