Pré-jogo: Once Caldas X Cruzeiro (Para cima dos colombianos e da altitude)


Salve nação celeste! O Cruzeiro começa nesta quarta-feira a sua participação no mata-mata da Copa Libertadores 2011.

Pode-se dizer que uma nova competição tem início a partir de agora e os tropeços não são mais permitidos. Cada gol marcado pode ser um golpe de morte no rival, especialmente quando se joga fora de casa, e cada defesa feita por Fábio pode significar a aproximação da vaga na fase seguinte.

A primeira tarefa do Cruzeiro nesta etapa da competição composta por partidas de 180 minutos é passar pelo Once Caldas, equipe campeã da Libertadores de 2004 e que conta com a altitude como aliada quando atua em seus domínios.

Todavia, esta história de altitude este ano fez pouca diferença. O Once Caldas não conseguiu uma vitória sequer em Manizales nesta Libertadores e está longe de ser a equipe imbátivel em Palogrande como foi no ano em que venceu a Libertadores. Contando com Rentería como principal referência da equipe, aquele mesmo de passagempelo Atlético-MG, além de atravessar uma séria crise financeira, a equipe colombiana terá que se superar para conseguir parar o Cruzeiro.

Cruzeiro que, por outro lado, não pode achar que está tudo resolvido. A diferença de campanha entre as equipes na fase anterior não pode gerar acomodação e será necessário lutar para conseguir a vitória. Sem poder contar com Thiago Ribeiro e Pablo, o time cinco estrelas poderá enfrentar alguma dificuldade de entrosamento e a concentração será fundamental para superar este problema.

Entretanto, o Cruzeiro foi capaz de passar por cima desta dificuldade quando não teve força máxima nesta Libertadores. O maior exemplo veio com a vitória sobre o Estudiantes na Argentina mesmo com a ausência de Montillo na equipe titular.

Leandro Guerreiro, que foi o substituto do argentino naquela ocasião, e o estreante Brandão terão a missão de manter a qualidade do time e, junto com os demais,não permitir que o Once Caldas triunfe em seus domínios pela primeira vez nesta Libertadores. Buscando o domínio da partida, assim como em La Plata, o Cruzeiro tem tudo para conseguir uma boa vantagem já na primeira partida do confronto, mesmo enfrentando a tão temida altitude.

Once Caldas: Martínez; Calle, Amaya, Henríquez, Núñez; Mejía, Henao, Mirabaje, Carbonero; Moreno e Rentería. Téc: Juan Carlos Osório.

Cruzeiro: Fábio; Marquinhos Paraná, Victorino, Gil e Gilberto; Leandro Guerreiro, Henrique, Montillo e Roger; Wallyson e Brandão. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: O Cruzeiro faz nesta quarta-feira sua segunda partida na Colômbia nesta Libertadores. A primeira, contra o Deportes Tolima, terminou empatada em 0 a 0 e foi disputada na cidade de Ibagué.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.