Pré-jogo: Palmeiras X Cruzeiro (O jogo é no Palestra, Morumbi é só na quinta)


Salve nação celeste! Pensando na partida contra o São Paulo pela Libertadores? Então esquece. Se é difícil para nós torcedores esquecermos do jogo de volta pela Libertadores imagina para os atletas? No entanto, pensar no Palmeiras e na partida deste domingo é o mais importante no momento e que o São Paulo espere um pouco.

Nossa sorte é que o rival deste domingo também tem a Libertadores para pensar. O Palmeiras não conseguiu um bom resultado na partida de ida contra o Nacional do Uruguai (apenas um empate por 1 a 1 em casa) e terá que se superar para passar para a semi-final da Libertadores. Ciente disso, é bem provável que Luxemburgo poupe alguns jogadores na partida contra o Cruzeiro.

Por outro lado, é bem provável que o time celeste não entre com força máxima no Palestra. Alguns atletas como Wágner, Fabrício e Jonathan acusaram o cansaço e são dúvidas para a partida. A escalação deles depende do parecer do Departamento Médico celeste, mas se eu sou o Adilson só escalo aqueles titulares que se sentirem mais que 100%, afinal todos serão importantes no confronto da quinta.

Olha aí a gente pensando na Libertadores de novo. Realmente não tem jeito. A partida contra o Palmeiras é importantíssima por vários fatores. É mais uma chance para vencermos fora de casa, de roubar pontos de um candidato ao título ao final do campeonato, de nos aproximarmos dos líderes. Mesmo assim, a partida contra o São Paulo será a mais importante na temporada até aqui e a presença de todos os atletas (exceção à Ramires, na seleção) é fundamental. Com certeza, quem não estiver inteiro, não joga amanhã.

Por isso Dudu e Mateus, não inscritos na Libertadores, viajaram com a delegação e ficam na expectativa de Wágner e Fabrício serem preservados e não jogarem. Jancarlos é cotado para ser titular se Jonathan não estiver em condições, Leonardo Silva pode ser poupado novamente e Marquinhos Paraná deve jogar na lateral esquerda, pois dificilmente Sorín inicia a partida. Desfalques certos, no entanto, apenas Kléber e Gérson Magrão que, suspensos, sequer viajaram.

No Palmeiras, a dúvida sobre quem será poupado é ainda maior. Luxemburgo diz que não poupará ninguém, mas não dá para saber se isso não passa de um blefe do treinador que adora ser “genial” e surpreender os adversários.

Neste cenário, o Cruzeiro não deve esperar uma partida fácil e dependendo do time que entrar em campo até que o empate não seria de todo ruim. No entanto, já passou da hora de vencermos fora de casa no Brasileirão, de colarmos nos líderes e temos uma chance de ouro para intimidar os são-paulinos se conseguirmos uma boa vitória. Portanto, é óbvio que a expectativa da torcida celeste é de uma vitória sobre os palestrinos paulistas.

O Palmeiras, se não poupar titulares, deve jogar com: Marcos, Souza, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Mozart, Cleiton Xavier e Diego Souza; Obina e Keirrison.

O Cruzeiro deve escalar, destacando as muitas dúvidas: Fábio; Jonathan (Jancarlos), Leonardo Silva (Léo Fortunatto), Gustavo e Marquinhos Paraná (Sorín); Henrique, Elicarlos, Fabrício (Mateus) e Wágner (Bernardo); Wellington Paulista e Wanderley.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Palmeiras já se enfrentaram 21 vezes com mando de campo palmeirense pelo Campeonato Brasileiro. São 5 vitórias celestes, 6 empates e 10 derrotas. O Cruzeiro marcou 27 gols e sofreu 38. No ano passado, a partida terminou 5 a 2 para o Palmeiras.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.