Pré-jogo: São Paulo X Cruzeiro (A hora dos guerreiros se transformarem em heróis)


Salve nação celeste! O lema “Eu acredito” se espalhou por todos os cantos nos últimos dias. Em qualquer lugar que se encontre um cruzeirense o clima é de esperança e, na maioria dos casos, até de convicção de que a façanha de derrubar o São Paulo no Morumbi após a derrota por 2 a 0 no Mineirão se realizará nesta quarta-feira.

Alguém parou para pensar de onde vem todo esse entusiasmo? A resposta, caros amigos, é simples. Quem assistiu à primeira partida sabe que o resultado foi enganoso. As duas equipes atuaram muito bem, mas o Cruzeiro teve o domínio da disputa. As chances de gols celestes foram criadas, mas por uma incrível falta de sorte, a bola não quis entrar.

A atuação celeste, inclusive, foi apenas mais uma de qualidade da Libertadores. As vitórias sobre Vélez e os dois confrontos contra o Nacional (URU) credenciaram o time que chegou às quartas-de-final como melhor ataque e artilheiro e vice da competição. Enquanto isso, a atuação paulista foi de exceção. Pautado na força defensiva, o São Paulo fez sua melhor partida em anos. Será que eles conseguirão jogar no extremo novamente nesta quarta? A torcida cruzeirense, obviamente, espera e, principalmente, confia que não.

Eis o motivo da nossa confiança China Azul! Sabemos que torcemos para um time de guerreiros e que apesar da derrota no primeiro jogo dará sangue por reverter o resultado. A missão, todos sabemos, é difícil, mas a confiança dos torcedores contaminou os discursos dos jogadores que prometem entrar em campo voando para reverter a desvantagem.

Não se sabe ainda se Adílson promoverá alguma mudança tática, mas a princípio isso não ocorrerá. Como o time atuou bem na primeira partida, mas sofreu gols em lances isolados, acho que uma mudança de postura, principalmente dos que não foram tão bem no primeiro duelo como Gilberto, é mais importante do que uma tática. Se os jogadores tiverem, de fato, comprado a empolgação da torcida, com certeza esta mudança acontecerá. O retorno de Leonardo Silva à zaga, por sua vez, é um reforço tanto para o sistema defensivo quanto para o ataque nas bolas paradas.

O São Paulo, por sua vez, promete buscar um gol para esfriar a empolgação celeste. A principal novidade do time deve ser o retorno de Miranda ao time titular, embora o jogador ainda seja uma dúvida. No ataque, Fernandão estará novamente ao lado de Dagoberto, pois Washington foi inclusive barrado da partida.

O que esperamos é uma demonstração de superação do time cruzeirense. Mesmo que a vaga não venha, ainda será possível reconhecer na nossa equipe a disposição dos guerreiros se estes lutarem até o fim. No entanto, caso consigam a vaga, nossos gladiadores serão imediatamente alçado ao posto de heróis. É com fé nesta vitória que encerro lembrando algo postado hoje o dia inteiro no Twitter. #Euacreditonocruzeiro!

São Paulo: Rogério Ceni; Alex Silva, Miranda (Xandão) e Richarlyson; Cicinho, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandão. Técnico: Ricardo Gomes

Cruzeiro: Fábio; Jonathan (Elicarlos), Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná e Gilberto; Kléber (Wellington Paulista) e Thiago Ribeiro. Técnico: Adílson Batista.

Curiosidade da partida: Na única vez que Cruzeiro e São Paulo se enfrentaram no Morumbi pela Copa Libertadores, o time celeste obteve uma vitória que, se repetida nesta quarta-feira, levaria a partida para os pênaltis.

Se impondo no Morumbi, como tem que ser nesta quarta, o time celeste venceu por 2 a 0 no ano passado e avançou para as semi-finais da Libertadores, o mesmo objetivo de agora.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.