Pré-jogo: São Paulo X Cruzeiro (Teste para a Libertadores)


Salve nação celeste! Depois da vitória contra o São Paula pela primeira partida das quartas-de-final da Libertadores encontraremos o mesmo adversário neste domingo, desta vez pelo Brasileirão.

O confronto, que será no Morumbi, vai ser também uma ótima oportunidade para o Cruzeiro testar qual a melhor postura para assumir contra o rival na partida de volta pela Libertadores, além de ser uma oportunidade para mostrar que a equipe sabe jogar fora de casa, onde não vence ou pelo menos empata desde setembro do ano passado pelo Brasileirão.

Enfrentar o São Paulo no Morumbi, no entanto, nunca foi fácil. A equipe paulista fez da sua casa um verdadeiro porto seguro para as vitórias nos últimos três Campeonatos Brasileiros, onde conseguiu o atual tricampeonato nacional. Nesta temporada, todavia, o São Paulo não tem conseguido repetir as boas atuações em casa, o que tentará reverter na partida deste domingo, intimidando o Cruzeiro para ganhar moral para a partida de volta da Libertadores.

Sem sombra de dúvida, os jogadores terão em mente a partida de volta da Libertadores a todo momento. Especialmente Ramires e Miranda, que vão para a seleção logo depois desta partida e só voltarão com a parada na Libertadores resolvida. Se Miranda bateu com vontade na quarta-feira, mesmo sem ser ausência certa na partida de volta, pois ainda não tinha sido convocado para a seleção, o que impedirá o beque tricolor de distribuir pancadas nesta partida? Ramires, por sua vez, sabe que a partida pode ser a sua última com a camisa do Cruzeiro e, acredito eu, que queira com todas as forças apagar a imagem que ficou das últimas atuações, que não foram muito boas.

Como o próximo confronto pela Libertadores só será no dia 17 de junho e as duas equipes precisam pontuar para não se distanciar dos líderes (no caso do São Paulo para conseguir a primeira vitória no campeonato), as equipes mandarão a campo o que tem de melhor em seus elencos, salvo os jogadores lesionados. Uma vitória celeste, nestas condições, aumentará o favoritismo para a Libertadores e terá um grande potencial para instaurar uma crise no rival. Oportunidade de ouro que não poderá ser desperdiçada. Para cima deles Zêro!

O Cruzeiro deve escalar a sua equipe com: Fábio, Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Gérson Magrão; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Ramires; Kléber e Wellington Paulista (Zé Carlos).

OSão Paulo deve jogar com: Dênis; André Dias, Richarlysone Miranda; Zé Luís, Eduardo Costa, Jean, Hernanes e Jorge Wágner; Dagoberto e Washington. Técnico: Muricy Ramalho

Curiosidade da partida: Cruzeiro e São Paulo já se enfrentaram 17 vezes em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. A vantagem é amplamente paulista que venceu 9 vezes, empatou 6 e perdeu apenas 2. A última vitória celeste no Morumbi foi em 2003, pelo placar de 4 a 2.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.