Pré-jogo: Vélez Sársfield X Cruzeiro (Estreando com parada dura)


Salve nação celeste! Está chegando a hora da estreia do Cruzeiro na Copa Libertadores da América 2010!Estreia sim, pois a pré-Libertadores foi só um treino de luxo para credenciar ainda mais o time celeste a disputa do principal título sul-americano.Golear o Real Potosí foi um passo importante para mostrar o poder cruzeirense , mas nem todos os times se intimidarão diante da camisa azul. O Vélez, experiente, será uma destas equipes que prometem jogo duro ao receber o Cruzeiro em casa.

O campeão do Clausura argentino do ano passado já começou a temporada 2010 voando. O time é líder do Clausura deste ano e vem de uma vitória sobre o Gimnasia La Plata mesmo atuando com os reservas. Além disso, é entendido como o time do momento na Argentina, superando inclusive o Estudiantes, atual campeão da Libertadores.

A linha ofensiva é a principal arma da equipe com Zápata no meioe os atacantes Rodrigo López, Santiago Silva (El Tanque, que já atuou no Corinthians) e o principal nome da equipe que é o de Maxi Moralez. A defesa do time, no entanto, também é forte, com destaque para o zagueiro Nicolás Otamendi, presença constante no selecionado argentino.

Analisando assim, o Vélez até parece uma máquina, mas não é bem assim não. O time tem suas fragilidades e estes são os principais pontos para o Cruzeiro aproveitar. As laterais estarão fracas, pois o melhor lateral do time, Emiliano Papa, não deve atuar e os demais jogadores do elenco para a posição não compensam a sua ausência.

O caminho para o Cruzeiro, portanto, é explorar um dos seus pontos mais fortes, os laterais. Diego Renan e Jonathan terão espaço de sobra, pois o time argentino é extremamente ofensivo. Nos contra-ataques, o Cruzeiro tem boa chance de trazer um bom resultado. Com o desfalque apenas de Fabrício entre os titulares, o time celeste tem condições de vencer na Argentina. Só não pode entrar achando que tá tudo ganho. Já vimos este filme no ano passado…

Vélez Sarsfield: Montoya; Fabián Cubero, Sebá Domínguez, Otamendi e Pablo Lima; Cabrera, Leandro Somoza e Víctor Zapata; Maxi Moralez; Rodrigo López e Santiago Silva. Téc: Ricardo Gareca.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Henrique, Pedro Ken, Marquinhos Paraná e Gilberto; Kléber e Thiago Ribeiro. Téc: Adílson Batista.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Vélez se enfrentaram pela última vez em 2005 pela Copa Sul-Americana. Com show de Castromán, os argentinos venceram os dois confrontos. Olho vivo Cruzeiro!

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.