Prioridades (Corinthians 2 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro 15ª rodada)


Salve, guerreiros!

Este colunista confessa que exagerou na dose de empolgação na última coluna. A derrota desta quarta-feira para o Corinthians nos obrigou a colocar o pé na realidade. Temos sim um bom time titular, mas, com o rodízio utilizado pelo Mano Menezes ficou claro que algumas peças, quando entram, deixam muito a desejar. Está certo também afirmar que os gols perdidos ontem poderiam contar outra história na partida, entretanto, esbarramos sempre na tal do “se”. Temos sempre que ficar presos aos fatos. Eles é que contam a verdadeira história. Os fatos são, falhas defensivas nos impuseram uma derrota dura. Seguimos sem vencer o Corinthians em sua Arena. Fica para uma próxima partida.

O jogo

O jogo teve etapas bem distintas. O primeiro tempo foi bem equilibrado, na segunda etapa o time paulista acertou a marcação e impediu o Cruzeiro de ameaçar o gol de Cássio. A Raposa só foi mais efetiva na frente após sofrer o gol, mas, aí, o caldo já havia entornado.

Primeiro tempo

Esta etapa da partida foi marcada pelo equilíbrio. Com linhas avançadas, a Raposa já ameaçou o time paulista logo a 1’30” de jogo com Cássio defendendo chute colocado de Barcos. O Corinthians não ameaçou muito a meta de Fábio no primeiro tempo. Foram 51% x 49% de posse de bola. Foi um primeiro tempo até divertido de assistir. Parecia que o Cruzeiro até podia trazer os três pontos.

Segundo tempo

Vem a segunda etapa e Osmar Loss foi mais efetivo que o Mano UEFA Menezes. Conseguiu anular o meio campo celeste que parou de criar oportunidades. O Corinthians passou a ameaçar mais e seu gol foi questão de tempo. No primeiro Fábio faz uma baita defesa, mas, o sistema defensivo celeste mal posicionado deixa Romero, o do Corinthians livre para marcar.

O segundo gol, também de Romero me trouxe uma certa lembrança. A jogada foi muito semelhante a do famoso pênalti de Gil em Ronaldo, só que naquela ocasião, a arbitragem assinalou, óbvio. Não estou defendendo que um erro venha a justificar outro. Manoel não pode nunca perder no corpo para o Romero.

Nem as substituições fizeram o Cruzeiro organizar-se para empatar a partida. Barcos perdeu um gol de cabeça inacreditável. Bruno Silva segue muito ruim, não justifica o sacrifício feito para tirá-lo do Botafogo. Só não fica com o Guerreiro de lata, porque Manoel conseguiu ser responsável direto pelo revés. É dele a honraria. Quem salvou ontem? Ninguém! Não teremos Guerreiro de ouro hoje.

Fica bastante claro que o Cruzeiro resolveu priorizar as copas do Brasil e Libertadores. Espero que o esforço compense.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 X 0 CRUZEIRO
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 25/07/2018 (quarta-feira)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo-SP
Público: 21.031 pagantes / 21.307 presentes
Renda: R$ 840.676,01
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior – PR (CBF)
Gols: Angel Romero, aos 16 e aos 34 minutos do 2º tempo
Corinthians: Cássio; Fagner, Leo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel, Douglas, Romero, Jadson (Paulo Roberto) e Clayson (Matheus Vital); Jonathas (Pedrinho). Técnico: Osmar Loss
Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Manoel, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Robinho); Bruno Silva (Arrascaeta), Thiago Neves e Rafinha; Barcos. Técnico: Mano Menezes
Cartões amarelos: Lucas Romero e Lucas Silva (Cruzeiro)

O que pode ser pior nessa derrota, é o fato de enfrentarmos o São Paulo na próxima rodada. Infelizmente, o tricolor paulista é uma asa negra em nossas vidas, será um grande desafio, mesmo jogando em Minas. A partida será domingo às 16h. Até lá, China Azul.

Guerreiro dos Gramados. Nossa torcida, nossa força!

Por: Álvaro Jr