Rodada confirma superioridade das equipes da capital e baixo nível técnico


Além de confirmar o Cruzeiro como o principal favorito ao título do Campeonato Mineiro deste ano e mostrar que o futebol apresentado pelo rival está um pouco melhor, a quarta rodada do certame estadual evidenciou a baixa qualidade da maioria dos times do interior.  Guarani e Uberaba, respectivamente goleados por Cruzeiro e Atlético-MG, apresentaram um péssimo futebol e foram derrotados impiedosamente. Se as oportunidades desperdiçadas pelas equipes de Belo Horizonte nesses dois jogos tivessem sido aproveitadas, teria presenciado sucessivamente duas goleadas históricas no Mineirão.

Mas esse diagnóstico não fica por conta somente do futebol apresentado por Uberaba e Guarani. Villa Nova, Social e Uberlândia também não apresentaram muita coisa.

Conversando com colegas da imprensa após a partida entre Cruzeiro e Guarani, todos foram unânimes em dizer que o nível técnico do campeonato de 2009 é um dos piores dos últimos anos. Também não poderíamos esperar muita coisa tendo em vista as dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes do interior. Como não existe um planejamento adequado para que as equipes possam de apresentar competitivas no estadual, o resultado é um campeonato sem graça e previsível. Pior para Cruzeiro e Atlético-MG que não terão adversários à altura na competição. Conseqüentemente os técnicos de raposa e galo não terão a real noção do que suas equipes poderão apresentar no campeonato brasileiro, com início previsto para maio.

O que poderá atenuar tal situação são as participações de Cruzeiro e Atlético-MG, respectivamente na Copa Libertadores e Copa do Brasil. Nessas competições a tendência é que os rivais encontrem adversários mais qualificados.