Sobrou futebol, faltou o gol (Cruzeiro 0 x 0 Grêmio – Campeonato Brasileiro 29ª rodada)


Salve, China Azul!

Ontem, no Mineirão, diante de quase 30 mil espectadores, o Cruzeiro insistiu, martelou, tentou, mas não saiu do zero com o Grêmio. Embora a atuação celeste tenha sido satisfatória, denotando que o processo de evolução da equipe continua, ficou aquela sensação de que os três pontos eram possíveis, devido ao volume de jogo e a quantidade de chances perdidas pelos atacantes celestes.

O Cruzeiro começou, mais uma vez, mantendo seu novo padrão de atuações: marcação firme, pressão sobre o adversário e saída rápida para o ataque. De forma dinâmica, sabia controlar o meio-campo, sem deixar espaço para a equipe gremista e, ao mesmo tempo, conseguia imprimir um bom ritmo de jogo. As chances claras logo apareceram, principalmente com Allano, que mais uma vez demonstrou que precisa treinar mais finalizações, e Willian, que não esteve eficiente como em jogos passados.

No início da segunda etapa, uma mudança um pouco mais drástica de posicionamento: Henrique permaneceu recuado, como volante fixo, e Willians avançou um pouco, com a equipe trabalhando em um 4-1-4-1 de intensa movimentação. As chances continuavam aparecendo e continuavam a serem desperdiçadas. As entradas de Arrascaeta, Gabriel Xavier e Marcos Vinícius pouco acrescentaram. Futebol é mais que dominar o adversário, é ser efetivo nas chances criadas; faltou ao Cruzeiro a precisão de jogos anteriores para assegurarmos mais três pontos. Ao final da partida, foram 16 finalizações da equipe celeste (7 em direção ao gol), contra apenas 3 da equipe do Grêmio.

Tivemos várias atuações de destaque pelo Time do Povo. A maior surpresa foi o lateral Fabiano, não pelo que apresentou, mas sim pela constante evolução. Foram partidas como esta, pela Chapecoense, que o credenciaram a estar no elenco de um dos maiores clubes do Brasil. Há algumas jogos ele vem correspondendo bem, proporcionando uma maior segurança defensiva e sendo muito efetivo nas suas subidas ao ataque. Além de ter a noção exata das funções de lateral, algumas das suas arrancadas ocasionaram chances claras de gol. Pela boa partida, e por esta evolução, merece ser o Guerreiro de Ouro.

Há de se destacar a bela partida que o meio-campo celeste fez, individual e coletivamente. Os jogadores mais centralizados (Henrique, um pouco mais recuado, Willians e Cabral alinhando com os pontas) são fundamentais para que o esquema flua perfeitamente. A porcentagem de acerto de passes da equipe celeste foi de 94% (379 certos e 24 errados), além de um impressionante índice de acerto de desarmes de 100% (27 acertos). A responsabilidade pelas roubadas de bola e, consequentemente, pela saída de jogo, tem sido bem dividida. Para o Cruzeiro, que viveu problemas neste setor durante praticamente todo o ano, é uma boa notícia terminarmos 2015 com boas perspectivas, principalmente se lembrarmos que Cabral não teve uma pré-temporada adequada, e ainda sofre um pouco com falta de ritmo. O entrosamento desses três pode ser fundamental para um 2016 melhor.

Não tivemos nenhuma atuação digna de Guerreiro de Lata. A única ressalva que faço ao time de ontem é que não podemos perder tantos gols. A efetividade, marca do Cruzeiro de Mano Menezes, não foi vista. A atuação foi satisfatória, mas o resultado poderia ser muito melhor. Vamos caprichar um pouco mais, galera!

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 0 x 0 GRÊMIO

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data: 4 de outubro de 2015, domingo

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Fabiano da Silva Ramires (ES)

Renda: R$ 800.555,00

Público: 29.294

Cartões amarelos: Willians, Henrique e Willian (Cruzeiro); Galhardo, Bobô e Edinho (Grêmio)

 

CRUZEIRO: Fábio; Fabiano, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Willians (Marcos Vinícius), Henrique e Cabral; Allano (Gabriel Xavier), Leandro Damião (Arrascaeta) e Willian

Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Giuliano e Douglas (Maxi Rodríguez); Luan (Bobô) e Pedro Rocha (Fernandinho)

Técnico: Roger Machado

 

O Brasileirão entra em um recesso, devido aos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O Time do Povo volta a campo no dia 14, às 22h, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Até lá, continue acompanhando notícias e colunas diariamente aqui, no Guerreiro dos Gramados.

Saudações Celestes!

 

Por: Pedro Henrique Paraíso