23 fev TOP 5 Títulos Mineiros do Cruzeiro no Século XXI


Muito controverso, há quem ame e quem odeie o Campeonato Mineiro. As discussões em torno dos campeonatos estaduais já duram mais de uma década e se tornam cada dia mais pertinentes; devido ao aperto calendário mineiro. Porém, não podemos negar que há um grande charme em torno da competição, que serve e muito para fomentar a rivalidade entre Cruzeiro e Atlético e manter as tradições do futebol brasileiro. Hoje, vamos relembrar as 5 principais conquistas do Cruzeiro no Século XXI. Confira:

5. Campeonato Mineiro 2011

Líder da primeira fase, o Cruzeiro massacrou o América de TO na semifinal, com um absurdo agregado de 13 a 1. No primeiro jogo da final, um primeiro tempo extremamente movimentado.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No comecinho do jogo, Mancini fez o primeiro gol do Atlético, que tomou o empate em gol de Wallyson na metade do primeiro tempo. Porém, pouco depois, o ex cruzeirense Patric fez o gol da vitória. Após o fim da partida, uma polêmica envolvendo o  jogador Mancini se iniciou.

Durante o jogo, o meia atleticano provocou o volante Fabrício, dizendo que o Atlético já era o campeão mineiro de 2011. Após o jogo, Mancini disse que isso não havia acontecido, que era mentira dos jogadores cruzeirenses; porém as câmeras de TV capturaram o momento em que o meia atleticano provoca o time cruzeirense.

O tiro saiu pela culatra, já que o Cruzeiro venceu a segunda partida por 2 a 0 e se sagrou campeão de 2011. O título parecia se encaminhar para o outro lado da lagoa, porém no fim da partida, Wallyson e Gilberto fizeram os gols celestes; garantindo mais uma taça para o Cruzeirão Cabuloso.

Campeonato Mineiro 2011 Campeonato Mineiro 2011

 4. Campeonato Mineiro 2004

Após uma temporada perfeita, o Cruzeiro chegou em 2004 com grandes expectativas, porém, o clube nem de longe correspondeu. Esse título de 2004 acaba não sendo tão lembrado pelos torcedores, porém representa o fim de uma era para o torcedor celeste, que comemorou pelo menos 1 título por ano entre 1990 e 2004.

Após uma fraca primeira fase onde o clube ficou apenas em terceiro lugar, o Cruzeiro eliminou facilmente o América na semifinal e chegou na final com certa moral. No primeiro jogo, o time saiu atrás após gol do ex cruzeirense Alex Mineiro, porém no minuto seguinte Alex(o verdadeiro) empatou e poucos minutos depois Jussiê fez 2 gols, sacramentando a vitória do Cruzeiro por 3 a 1.

No segundo jogo, o Atlético venceu por 1 a 0, resultado que não foi o suficiente para tirar o título do Cruzeiro. Esse jogo ficou marcado pela histórica briga entre o zagueiro Cris e o goleiro atleticano Eduardo. A conquista também marcou o fim das eras Luxemburgo e Alex.

Vanderlei, que estava no clube desde 2002, foi demitido ao longo da competição e substituído pelo ex-assistente PC Gusmão. Alex, o camisa 10 e capitão celeste, teve na conquista do Mineiro, seu último grande brilho pelo Cruzeiro. Pouco depois da conquista, o clube foi eliminado da Libertadores e o craque deixou o Cruzeiro rumo à Turquia.

Campeonato Mineiro 2004 Campeonato Mineiro 2004

3. Campeonato Mineiro 2018

Após 4 longos anos, o Cruzeiro enfim voltava a ser campeão estadual. Depois de um vice em 2017, o time fez uma ótima primeira fase e se manteve invicto até a final, quando perdeu o primeiro jogo e saiu atrás na disputa. Em um jogo dolorido, o time chegou a estar perdendo por 3 a 0, com 3 gols em situações similares.

Porém, no segundo tempo, o uruguaio que não deve ser nomeado fez o gol que colocou o Cruzeiro novamente na disputa. Aquele gol manteve a esperança da virada cruzeirense. No segundo jogo, logo no começo, o mesmo uruguaio inominável abre o placar em cruzamento de Edílson; que viria a ser um dos grandes protagonistas do jogo.

Em um dado momento, o camisa 22 se envolve em confusão com Otero(o mesmo que havia dado 3 assistências no jogo de ida) e o venezuelano é expulso. Pouco depois, Robinho manda para Thiago Neves que faz o gol do título. O Cruzeiro jogava por resultados iguais, já que havia sido líder da primeira fase.

Um dos títulos mineiros mais polêmicos de todos os tempos, com uma final digna de Cruzeiro e Atlético, que vinham tendo clássicos pouco empolgantes nos últimos anos.

Campeonato Mineiro 2018 Campeonato Mineiro 2018

2. Campeonato Mineiro 2009

Após a marcante conquista de 2008, o Cruzeiro obteve grande êxito na busca pelo bicampeonato. Invicto na primeira fase, o time se manteve em alta e massacrou todos os adversários no mata-mata.

Nas quartas, um agregado de 8-2 contra o Tupi e em seguida um agregado de 6-2 contra o Ituiutaba na semifinal. Na final, enfrentaria o Atlético, que vinha motivado após boa campanha nas fases anteriores, porém, o Cruzeiro mais uma vez não tomou conhecimento do rival e novamente enfiou 5 a 0 no jogo de idade. Jonathan(2x), Leonardo Silva(2x) e Kléber marcaram os gols.

Essa partida ficou marcada pela histórica comemoração de Kléber, que imitou uma galinha, tal qual Paulinho McLaren em 1996. No jogo da volta, um simples empate em 1 a 1 selou o título invicto do Cruzeiro.

Campeonato Mineiro 2009 Campeonato Mineiro 2009

1. Campeonato Mineiro 2008

Engasgado com a vergonhosa derrota na final do Mineiro de 2007, o Cruzeiro precisava ser campeão em 2008 para dar um novo ânimo pra torcida; que vinha aguentando as chacotas dos rivais durante todo o ano anterior. Líder na primeira fase, o Cruzeiro teve um jogo de ida extremamente complicado contra o Ituiutaba na semifinal; um curioso empate por 4 a 4.

Na volta, o time saiu atrás e só iniciou uma reação na segunda etapa; quando fez 3 gols e sacramentou a vitória por 3 a 1. Na final, o clube reencontraria o Atlético, maior rival e atual campeão da competição; porém o Cruzeiro não polpou esforços e massacrou o Atlético por 5 a 0. Marcelo Moreno, Ramires, Guilherme, Wagner e Marcos(GC) marcaram os gols.

Na volta, uma simples vitória por 1 a 0 garantiu o título. Uma épica goleada por 5 a 0 em pleno centenário do rival, vitória nos dois jogos e vingança da final de 2007; esses elementos fizeram do título mineiro de 2008 o mais épico do século.

Campeonato Mineiro 2008 Campeonato Mineiro 2008


Deixe seu comentário, curta e compartilhe





Mais para você