Brilhou a estrela de Dudu e a vontade de vencer após sofrer mais um empate


Não foi fácil e o torcedor cinco estrelas sofreu bastante até ver o Cruzeiro conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro neste sábado contra o Coritiba em Sete Lagoas.

Foto: VipCommA estreia de Joel Santana no comando da equipe cinco estrelas marcou o retorno de Diego Renan ao time titular, mas não o fim da era de improvisações. Marquinhos Paraná iniciou a partida na lateral direita e durante todo o primeiro tempo o ataque formado por Wallyson e Anselmo Ramon sofreu com a falta de apoio para criar as jogadas.

O Cruzeiro mantinha a posse de bola, mas não conseguia criar chances reais de gol repetindo a história de outras partidas. A situação, porém, começaria a mudar a partir de um lance fortuito ainda na primeira etapa.

Em cobrança de falta do Coritiba, que pouco se aventurou ao ataque enquanto o jogo esteve empatado, Henrique levou uma bolada na mão direita e teve que ser substituído em função de uma provável fratura no pulso. Joel Santana, sentindo que o Cruzeiro precisava de mais criatividade, apostou no garoto Dudu.

O placar da partida, porém, seguiu inalterado até o fim do primeiro tempo e Joel sentiu a necessidade de garantir um maior apoio a Wallyson pelo lado direito do campo. A saída encontrada pelo técnico, bem-sucedida por sinal, foi inverter Diego Renan para a lateral direita e mandar Éverton para a esquerda enquanto Marquinhos Paraná voltou a atuar de volante.

As mudanças de posicionamento surtiram efeito e o Cruzeiro conseguiu aumentar a pressão na segunda etapa, mas a dificuldade de finalização continuava existindo até que Dudu foi derrubado dentro da área após grande jogada individual.

Montillo cobrou o penalti e o jogo se ofereceu para o Cruzeiro, mas assim como nas partidas contra Santos e América o time celeste recuou e passou a sofrer com a pressão do adversário.

O técnico Marcelo Oliveira sacou os atacantes que tinha a disposição no banco e as entradas de Marcos Aurélio, Evérton Costa e Leonardo acuaram o time cruzeirense que se segurava com mais uma ótima atuação de Fábio.

A pressão coxa-branca se tornava insustentável e o gol do Coritiba passou a ser questão de tempo até que Marcos Aurélio conseguiu empatar a partida aos 34 do segundo tempo.

O filme dos dois empates contra Santos e América parecia que seria novamente exibido na Arena do Jacaré e, para tentar evitá-lo, Joel preparava a entrada de Ortigoza no lugar de Wallyson. A substituição, porém, seria esquecida pelo treinador após o gol de Montillo aos 38 minutos da segunda etapa.

A jogada começou com um belo drible de Fabrício no meio campo e o passe do camisa 5 para Diego Renan que achou Dudu caindo pelo lado direito que, em mais uma bela jogada individual, cruzou para Montillo marcar o segundo gol na partida e garantir a vitória celeste.

Os minutos finais, no entanto, foram para testar os corações cruzeirenses. Joel desistiu da entrada de Ortigoza e lançou Leandro Guerreiro em campo. Naquele momento não teve um torcedor que não presentiu que um novo empate estava a caminho.

Leandro, no entanto, entrou mais adiantado que de costume e se aproximou de Brandão (que havia entrado no lugar de Anselmo Ramon), Montillo e Dudu ajudando os companheiros a segurar a bola no campo do Coritiba. Não havia mais chances para uma nova falta próxima a área celeste como as que resultaram em gols nos jogos anteriores. O Coritiba até conseguiu assustar após uma furada de Léo, mas Gil cortou para fora da área e, pouco tempo depois, o juiz encerraria o jogo e finalmente os 3 pontos estavam garantidos.

O certo é que podia ter sido mais fácil, mas o momento complicado acaba dificultando o jogo. A pressão era grande e os jogadores souberam reagir após o empate do adversário. Joel começou bem e o clima agora está mais leve. O Cruzeiro, meus amigos, finalmente estreou no Campeonato e, embora ainda tenha ficado devendo, mostrou principalmente a partir dos bons lances de Dudu que ainda pode muito mais.

[Vídeo] Os gols e os melhores momentos de Cruzeiro 2 x 1 Coritiba pela 6ª rodada do Brasileirão 2011

CRUZEIRO 2 X 1 CORITIBA

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 25/06/2011 (sábado)
Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS)
Público: 5.256 pagantes
Renda: R$ 90.733,75
Gols: Montillo, aos 7min; Leonardo, aos 34min e Montillo, aos 39min do segundo tempo

Cruzeiro: Fábio; Marquinhos Paraná, Gil, Léo e Diego Renan; Fabrício, Henrique (Dudu), Everton e Montillo; Wallyson (Leandro Guerreiro) e Anselmo Ramon (Brandão)
Técnico: Joel Santana

Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Emerson, Pereira e Eltinho; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi (Marcos Aurélio); Bill (Leonardo) e Everton Ribeiro (Everton Costa)
Técnico: Marcelo Oliveira.

Cartões amarelos: Fábio e Diego Renan (Cruzeiro); Willian, Eltinho, Pereira e Everton Costa (Coritiba)

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.