Empate de quem esqueceu o caminho da vitória


O Cruzeiro fez sua pior partida no Campeonato Brasileiro neste sábado e desperdiçou uma excelente chance de conquistar 3 pontos na Arena do Jacaré. A situação antes da partida era completamente favorável para uma reabilitação. Declarações otimistas ao longo da semana, jogadores elogiando a permanência do técnico Cuca, adversário frágil.

Foto: VipCommA primeira vitória parecia certa, mas após o apito inicial o Cruzeiro em momento algum fez por merecer o triunfo que poderia iniciar uma trajetória de ascensão do clube no campeonato.

A partida começou equilibrada e o time celeste achou um gol aos quinze minutos do primeiro tempo. Bela cobrança de falta de Montillo que achou Fabrício livre na área para inaugurar o marcador e abrir o caminho para buscar uma vitória tranquila.

Ao invés de atacar, no entanto, o Cruzeiro recuou. O trio de volantes trocava passes, mas pouco produzia de efetivo. Montillo tentava, mas era marcado de forma dura pela defesa americana. Anselmo Ramon e Wallyson apagados no ataque. Para piorar, o América conseguia atacar de forma perigosa todas as vezes que o Coelho recuperava a posse de bola.

O recuo do Cruzeiro lembrava a partida contra o Santos e o castigo não demoraria a chegar. Na volta do intervalo o América se lançou ao ataque e em pouco tempo conquistaria o empate em um lance no qual Fábio Júnior soube aproveitar o cruzamento de Amaral na área celeste.

Cuca tentou modificar a equipe e escancarou a falta de opções do Cruzeiro para modificar uma partida. Anselmo Ramon, Henrique e Pablo deixaram o gramado para as entradas de Brandão, Dudu e Éverton que não acrescentaram absolutamente nada ao entrar em campo.

O Cruzeiro tentava uma pressão desordenada, mas esbarrava na marcação americana e ainda era ameaçado nos contra-ataques. Montillo, Gilberto e Dudu tentavam abrir a defesa adversária mas falhavam na busca e não encontravam alguém para concluir as jogadas.

Sem conseguir impor seu jogo, o Cruzeiro ainda viu o América ameaçar e quase conquistar o gol da virada com uma bola na trave de Leandro Ferreira aos 47 do segundo tempo após uma defesa de Fábio.

O fato é que o Cruzeiro esqueceu o caminho da vitória e mudanças são urgentes. Faltam opções no elenco e contratar é necessário, embora a diretoria siga se omitindo e negando esta necessidade. A queda de Cuca, que não deve acontecer, poderia ajudar, mas falta muito mais do que isso para o time do Cruzeiro poder, de fato, brigar no topo da tabela no Brasileirão 2011.

Uma troca de comando, na atual circunstância, pode ajudar no curto prazo e recuperar o futebol dos nossos titulares e o caminho das vitórias, mas no banco seguirão faltando peças capazes de mudar uma partida.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.