Os meninos da Toca


Não é de hoje que defendo as categorias de base. Recentemente, vimos o Santos do menino Neymar ser campeão da nossa tão sonhada Libertadores. Recentemente, o sub 17 do Cruzeiro foi campeão da Copa Integração e isso não é tudo…

Além da Copa Integração, conquistada no último dia 27 em jogo contra o Atlético-MG, tivemos, mais uma vez, a convocação do goleiro Charles e do atacante Léo Bonatini para a Seleção Sub 17 (o atacante Pedro Paulo também foi convocado, mas cortado em função de uma lesão). Para o Mundial Sub 20, foram convocados o goleiro Gabriel, o meia Dudu e o atacante Sebá.

Acredito que a maioria dos cruzeirenses (e brasileiros) estavam torcendo contra o Santos na final da Libertadores – eu estava – mas vimos o mais provável acontecer: o time dos meninos da Vila conquistar o tão sonhado Tri da Copa Libertadores. Quem sabe, com um bom direcionamento, os nossos meninos tenham, futuramente, a capacidade de nos dar alegrias como essa? O caminho é corrigir o erro que faz com que as revelações do clube se tornem apenas eternas promessas.

Foto: VipCommDudu

Vou aproveitar o momento em que o Papai Joel chegou e que o garoto Dudu resolveu jogar bola para dizer que precisamos reerguer o Cruzeiro agora, mas precisamos também pensar no futuro. Todos os meninos citados anteriormente – incluindo os integrantes do grupo campeão da Copa Integração – podem fazer parte de um futuro brilhante no Cruzeiro, basta que um bom trabalho seja feito em prol disso.

Acredito que Dudu, tendo chances com o novo treinador, tem capacidade para deslanchar. Desde que voltou ao clube, está mais focado no futebol, mais maduro, mas ainda está abaixo das expectativas. Para um garoto que foi revelação para a torcida, ele deveria mostrar mais futebol. É justamente por causa dessa ‘falta’ de futebol que muita gente já vê Dudu como mais uma enganação ‘revelada’ pelo time da Toca.

Diego Renan

Papai Joel também trouxe Diego Renan de volta ao time. Muito questionado pelos torcedores e tendo, inclusive, ganhando o apelido de “avenida Renan”, o lateral ficou feliz com o desempenho no retorno e deve continuar tendo no time titular. Espero que ele volte a jogar como no início de sua carreira no time principal do Cruzeiro.

Faz mais de um ano que Diego jogava de uma forma que eu considerava satisfatória. É preciso esperar e ver como Joel Santana vai escalar o jogador no time, já que um esquema onde os laterais atuam de forma mais defensiva desfavorece o estilo de jogo de Diego, que não é bom marcador. A paciência da torcida não deve durar muito mais.

Gil Bahia

O Cruzeiro decidiu não renovar o contrato do lateral Pablo. O reempréstimo não sairia de graça e, por isso, o jogador está dispensado do clube. Para o lugar dele, além de Victor, temos também o garoto Gil Bahia, já chamado para a partida conta o Coxa e que também viajou com a equipe para o jogo contra o Vasco.

Caso entre nesse jogo, Gil Bahia fará a sua estreia pelo profissional do Cruzeiro. Fico na torcida para que não seja mais um jogador a cair de produção e apresentar um futebol abaixo do que fora apresentado na base.

A certeza é que a categoria de base do Cruzeiro precisa ser mais trabalhada, precisa de mais atenção. Até hoje não consigo entender porque os garotos que sobem e ficam, mostram um futebol tão abaixo do esperado. Precisamos, Cruzeiro, aprender com o Santos. Quando é que os meninos da Toca virarão notícia no mundo inteiro? Investimento, Cruzeiro. Investimento.