Pré-jogo: Cruzeiro X Coritiba (Analisando o Coritiba)


O Cruzeiro joga contra o Coritiba, amanha às 21h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vamos analisar o próximo adversário do time Celeste.

Pré-jogo: Cruzeiro X Coritiba (Analisando o Coritiba)Esquema: O Coritiba, do treinador Marcelo Oliveira, é o décimo sexto colocado na tábua de classificação do Brasileirão. Viveu durante um tempo situação parecida com a do Santos, último adversário, já que poupou o time titular em vários jogos para dedicar força máxima à Copa do Brasil. O Coritiba, com força máxima, vem no 4-4-2, e ainda não tem sua escalação confirmada. O provável time será: Edson Bastos; Jonas, Jéci, Pereira, Eltinho; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi; Marcos Aurélio e Bill.

Destaque Individual: Embora não seja um time recheado de conhecidos jogadores, podemos destacar dois que merecem atenção especial: Davi e Marcos Aurélio. O primeiro é meio-campista e fazedor de gols. Já o segundo é o típico velocista, que joga aberto, mas que também tem poder de finalização. Dos dois, penso que Davi seja mais perigoso, até pelo momento, já que Marcos Aurélio está voltando de lesão e não está na sua forma ideal.

Fique de Olho: No quarteto ofensivo. Nada de quadrado mágico, aliás, eles estão muito longe disso. Mas o quarteto ofensivo do coxa merece atenção também, principalmente com Davi e Rafinha, jogadores que vão pra cima do adversário. No ataque Marcos Aurélio já foi citado, enquanto Bill, embora não seja referência na posição, tem dado trabalho para os adversários.

Mapa da mina: Embora seja “arrumadinho”, o time do Coritiba tem, como todos os outros times do mundo, seu calcanhar de Aquiles. Edson Bastos, na minha visão, não é aquele goleiro que se pode confiar, como Fábio é para a torcida cruzeirense. Na final da Copa do Brasil, há umas semanas atrás, ele deu provas de como pode complicar a vida de seu time. Alguns chutes de fora da área seriam bem-vindos.

Curiosidade: A partida marcará a estréia de Joel Santana no comando de um time mineiro. Após a queda de Cuca, o ex-treinador dos Bafana Bafana foi o escolhido pela diretoria. O técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, já disse temer o “efeito Joel” e disse que “não se pode saber qual Cruzeiro entrará em campo”.

Mauro Jr (@maurojuniorr), 19, é estudante de Ciências Sociais pela UFV e cruzeirense antes mesmo de ter alguma formação física, ainda dentro do útero. Escreve para sites na internet desde o ano de 2008, quando tinha apenas 16 anos. Considera a tática de um time primordial para o progresso e é disso que ele fala aqui no site Guerreiro dos Gramados.